Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1197
Título: Estudo comparativo dos estilos de vida dos estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior no início e no final do curso
Autor: Faria, Daniela Luísa dos Santos
Palavras-chave: Estudantes universitários - Estilo de vida
Estudantes universitários - Estilo de vida - Início e fim do curso
Ensino superior - Estudantes - Comportamento
Data de Defesa: Mai-2012
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Introdução: A saúde da população é também determinada pelo estilo de vida, mas apesar de todas as informações disponíveis, entre os estudantes universitários existem cada vez mais comportamentos considerados de risco. A entrada para a Universidade é um período de mudança para o jovem adulto, a conquista de mais autonomia, o assumir de responsabilidades e, muitas vezes, a saída de casa dos pais causa mudanças nos estilos de vida dos estudantes universitários. Com a entrada no mundo académico, muitas vezes consolidam ou iniciam comportamentos menos saudáveis. Os hábitos que são adquiridos durante o percurso universitário podem se estender para outras fases da vida, levando a uma pior qualidade de vida. A compreensão dos estilos de vida nos estudantes do ensino superior é importante, de forma a facilitar a conceção de estratégias que promovam estilos de vida saudáveis com o sentido de prevenir problemas futuros. Objetivos: Descrever e caracterizar os hábitos e estilos de vida dos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), comparando os dois primeiros e os dois últimos anos e avaliar as associações entre as diferentes variáveis do estilo de vida. Metodologia: Estudo observacional descritivo transversal, para o qual foi construído um questionário, que foi aplicado em contexto de sala de aula aos 365 participantes (58% dos dois primeiros anos e 42% dos dois últimos anos). O questionário era constituído por oito partes: caracterização sociodemográfica; questionário de autoestima; sono, stress e vida social; hábitos alimentares; atividade física; tabagismo; consumo de álcool; consumo de outras substâncias psicoativas. Resultados: Os estudantes no início e no fim do curso têm características semelhantes em relação ao sono, stress e vida social, ao consumo de tabaco e à prática de atividade física, com exceção das caminhadas que são mais frequentes nos mais novos. Os alunos dos últimos anos têm uma autoestima mais elevada e uma alimentação mais saudável, enquanto os alunos dos primeiros anos têm padrões de consumo de álcool de maior risco, assim como, consumos de cannabis mais frequentes e desde idades mais precoces. Foi encontrada uma associação entre o consumo de álcool de maior risco, o consumo de tabaco, o consumo de cannabis, o sexo masculino e frequentar os primeiros anos do curso. Conclusão: Os estudantes têm estilos de vida pouco saudáveis e os comportamentos de risco estão associados, sendo necessário implementar programas de promoção da saúde específicos e integrados com intervenções direcionadas para os múltiplos fatores de risco.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1197
Aparece nas colecções:FCS - DCM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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