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Título: O estatuto instrumental das feiras na estratégia das relações públicas
Autor: Fazenda, Tatiana Baltazar
Palavras-chave: Relações públicas - Educação - Ensino Superior
Marketing - Educação - Ensino Superior
Comunicação institucional - Feiras
Marketing - Relações públicas - Ensino Superior
Data de Defesa: Jul-2008
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Apesar da evolução que o Ensino Superior tem vindo a mostrar em Portugal, a conjuntura actual em que o País se encontra, gera alterações estruturais e financeiras obrigando as Instituições a fazerem reajustes nas suas políticas. Aspectos fundamentais como as restrições financeiras, as transformações ocorridas na sociedade em geral e no meio em que se insere, a concorrência acrescida, a inadequação entre a oferta de formação ao nível superior e a procura dessa formação pelo mercado de trabalho, bem como a redução do número de candidatos ao Ensino Superior, tornam complexa a actuação das Instituições de Ensino Superior no mercado. A sua sobrevivência dependerá em grande parte do seu espírito de inovação, do conhecimento, da sua capacidade de captação, relacionamento e adaptação às necessidades do público-alvo, e fundamentalmente da sua estratégia no mercado. Assim, as Instituições de Ensino Superior para conseguirem obter elevados níveis de competitividade., deverão definir um plano estratégico de actuação, bem como optar por uma metodologia voltada para a política de Marketing e Relações Públicas. Desenvolvido em duas partes, Relatório de Estágio mais Dissertação Teórica, o trabalho a seguir apresentado tem como objectivo fundamental perceber a importância da participação em Feiras como estratégia desenvolvida pelas Instituições de Ensino Superior. Note-se que as Feiras vão aqui ser trabalhadas como o instrumento de comunicação mais relevante para estas instituições, inserido no campo das Relações Públicas. Para tal, em primeiro lugar e baseado numa componente mais prática, é apresentado o Relatório de Estágio que surge no âmbito do Estágio realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Nele apresenta-se um enquadramento ao nível de conteúdos teóricos e práticos, e encontram-se descritas as actividades relacionadas com a operacionalidade do Gabinete. Ainda nesta primeira parte é feita uma correlação entre os conteúdos curriculares trabalhados na Licenciatura em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e as actividades exercidas ao longo do Estágio. Perceber até que ponto existe essa correlação e a sua importância. Na segunda parte, a dissertação teórica, trata inicialmente um paralelo entre as Relações Públicas e o Marketing, o conceito de Marketing, o Marketing de Serviços, o Ensino Superior como um serviço, os elementos do Marketing Mix aplicados a este campo. Ainda dentro da segunda parte, é trabalhado o estatuto das Relações Públicas nas Instituições de Ensino Superior e os seus instrumentos, dois quais no último capítulo se particulariza e aprofunda o mais relevante para este estudo, as Feiras.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1238
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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