Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1246
Título: A publicidade como gestora de identidades
Autor: Mendes, Andreia Alves
Palavras-chave: Publicidade - Identidades
Publicidade - Identidade pessoal
Publicidade - Identidade objecto
Publicidade - Corpo
Publicidade - Modernidade
Publicidade - Estudo de casos
Benetton - Discurso publicitário - Estudo de caso
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Nas sociedades tradicionais, as identidades caracterizavam-se como sendo relativamente imóveis e ditadas pela tradição, posição social ocupada no grupo, etc. O advento da modernidade trouxe consigo uma globalização dos meios de comunicação e estes ganham importância enquanto instituições culturais, na medida em que actuam na formação e organização da vida social enquanto estruturas de produção e distribuição de sentido. Como consequência dos rápidos processos de mudança proporcionados pelo carácter global da modernidade, as identidades tornam-se cada vez mais instáveis e abertas à mudança e reconstrução. É papel da publicidade, enquanto produtora de cultura e agente de socialização, participar na construção e reconstrução identitária, apelando ao consumo de objectos que servem de diferenciadores sociais e que definem quem somos. De que formas faz este apelo? Que impacto tem o consumo na afirmação da identidade do indivíduo? É o que iremos tentar perceber.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1246
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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