Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1271
Título: Relatório de estágio pedagógico
Autor: Tavares, Paula Alexandra Lourenço
Orientador: Delgado, António
Palavras-chave: Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação
Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação
Artes visuais - Ensino - Educação
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O relatório que agora se apresenta é o produto final do estágio pedagógico que completa, após frequência do primeiro ano direccionado para a vertente curricular, o Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A opção de regressar à Universidade, depois de mais de quinze anos a leccionar, prendeu-se, num primeiro momento, com a necessidade, há muito sentida e exigida, de reformular e actualizar qualificações, com vista à progressão na carreira docente. Apesar de desejado, foi, portanto, um regresso motivado por condicionantes externos, mas que, muito em breve, seriam amplamente ultrapassados pelo gosto e satisfação de estarmos novamente a aprender. Após a conclusão do primeiro ano do Mestrado, com aprovação em todas as unidades curriculares, chegámos ao estágio. Tentámos aproveitar toda a experiência profissional, acumulada ao longo de muitos anos de carreira, sem esquecer, porém, que o tempo também nos traz “vícios de profissão”, que tentámos corrigir. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras, na Covilhã, à qual nos deslocámos, em Julho de 2009, para fazer o reconhecimento do local, conhecer os elementos da Direcção e o orientador de estágio, o professor João Paulo Forjaz Pacheco Trigueiros, bem como tomar conhecimento da turma atribuída. O estágio pedagógico foi uma componente importante do Mestrado. Nele pretendeuse que os professores estagiários desencadeassem mecanismos de adequação ao actual contexto socioeducativo dos estabelecimentos de ensino no que diz respeito à autonomia, à pluralidade e diferenciação das populações escolares e das escolas, adaptando, segundo uma lógica de diversidade e de flexibilização curricular, as práticas educativas à complexidade dos contextos educativos que caracterizam o tempo presente. O presente relatório procurará dar, precisamente, eco das práticas educativas seguidas ao longo deste ano lectivo, das estratégias implementadas, das actividades desenvolvidas, das dificuldades diagnosticadas, enfim, das opções tomadas na hora de planificar e operacionalizar as competências definidas para a disciplina e de avaliar a aquisição das mesmas pelos alunos. Para isso, considerámos conveniente contextualizar, numa primeira parte, toda a nossa prática pedagógica, começando por caracterizar a escola que nos acolheu, explicitando, a partir do seu Projecto Educativo, as linhas gerais orientadoras do seu funcionamento e os seus propósitos enquanto estabelecimento de ensino público. Seguem-se as características do grupo de Artes Visuais e do núcleo de estágio com que colaborámos e, principalmente, as especificidades da turma com que trabalhámos e a Unidade de Trabalho por nós seleccionada. Na segunda parte, pretendeu-se dar conta da perspectiva pessoal da função docente e das directrizes científico-pedagógicas que orientam quer a nossa prática pedagógica, quer o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que constituem aquilo a que chamamos “filosofia de ensino”. Para finalizar, concluímos com uma reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido e do significado que para nós representou esta etapa, tanto ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional, como ao nível da sua contribuição para a construção de um perfil de docente que se quer dinâmico, empreendedor, responsável, sensível, próactivo, versátil, ambicioso e em que a reflexividade sobre as práticas pedagógicas constitua a trave mestra de um desenvolvimento profissional continuado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1271
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Pedagógico.pdfRelatório728,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
A1-Edif Escola.docAnexo 141,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A2-Planif 2ºPer.docAnexo 259,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A3-Planif 3ºPer.docAnexo 360,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A4-15º Plano Aula.docAnexo 449,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A5-16º Plano Aula.docAnexo 548 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A6-17º Plano Aula.docAnexo 647,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A7-18º Plano Aula.docAnexo 747 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A8-19º Plano Aula.docAnexo 847,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A9-20º Plano Aula.docAnexo 948,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A10-21º Plano Aula.docAnexo 1049,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A11-22º Plano Aula.docAnexo 1148,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A12-23º Plano Aula.docAnexo 1249,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A13-24º Plano Aula.docAnexo 1349,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A14-Estrut Superf-Word.docAnexo 14607 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A15-Ficha Informativa-Estrutura.docAnexo 1544 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A16-Proposta de Trabalho-Est Superficiais.docAnexo 1649 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A17-Estrut Tridim-Word.docAnexo 17898,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A18-Proposta de Trabalho-Est Tridim1.docAnexo 1848 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A19-Proposta de Trabalho-Est Tridim2.docAnexo 1948 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A20-Trab alunos-Est Superficiais.docAnexo 2044,03 MBMicrosoft WordVer/Abrir
A21-Trab alunos-Est Tridimensionais.docAnexo 2128,55 MBMicrosoft WordVer/Abrir
A22-Grelha Registo de observação-1.docAnexo 22119,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A23-Grelha Registo de observação-1 (2).docAnexo 23119 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A24-Blogue Sabias Que.docAnexo 24220,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
A25-Esp. Sabias Que-Biblioteca.docAnexo 254,01 MBMicrosoft WordVer/Abrir
A26-Dia D-Painel.docAnexo 264,14 MBMicrosoft WordVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.