Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1280
Título: Relatório da prática pedagógica em artes visuais
Autor: Gaspar, Nuno Miguel Ribeiro
Orientador: Delgado, António
Fidalgo, Ana
Palavras-chave: Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação
Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação
Artes visuais - Material didáctico-pedagógico
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente relatório foi elaborado no final do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, no contexto do segundo ano do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, ministrado pela Universidade da Beira Interior nos anos lectivos de 2008/2010, como cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre. Os documentos incluídos nestas páginas retratam um pouco das actividades realizadas em contexto de sala de aula. Desta forma, optámos por elaborar uma estrutura simples de informação, que facilitasse a leitura e compreensão do encadeamento pedagógico que foi concretizado ao longo do ano lectivo. Assim, iniciamos o relatório/tese com a identificação e caracterização da entidade escolar onde estávamos inseridos bem coma a caracterização do grupo de estágio e das respectivas disciplinas onde estávamos inseridos. Após o índice, introduzimos a estrutura de uma Unidade Didáctica aplicada em contexto de sala de aula, a fim de se poder vislumbrar em pormenor uma hipotética preparação e consequente acção de um estagiário. Contudo, e visto que o desempenho do estagiário não é apenas verificado neste documento, apresentamos seguidamente todas as actas das reuniões de estágio efectuadas entre a professora cooperante e os alunos estagiários, onde foram registados vários aspectos funcionais do estágio e as avaliações do desempenho dos estagiários quando aplicavam as diferentes Unidades Didácticas. Continuamos o corpo do texto com a apresentação das reflexões individuais das sessões de estágio, sendo que aqui retratamos a nossas opiniões, ideias e sugestões sobre um determinado tema. O capítulo sete inicia-se com a Planificação Anual dos Conteúdos das duas disciplinas de estágio, bem como a planificação dos critérios de avaliação, planificação a curto prazo e os planos de aulas de todas as Unidades Didácticas aplicadas e observadas pela professora cooperante e respectivos colegas de estágio. Seguindo um encadeamento lógico, o capítulo oito é dedicado ao material didácticopedagógico que foi elaborado pelo estagiário, com o apoio da professora cooperante, a fim de ser aplicado nas aulas para permitir uma melhor assimilação dos conteúdos que pretendíamos abordar. Os capítulos nove e dez são dedicados aos instrumentos de avaliação, dos estagiários e alunos do grupo turma respectivamente. Sobre a avaliação do desempenho dos estagiários, foram elaboradas três grelhas de registo e um relatório final para cada aula assistida, onde seriam registados diversos aspectos relevantes da prática e pedagogias utilizadas na aula e na elaboração de todo o material. Os instrumentos de avaliação dos alunos surgem no capítulo seguinte, capítulo dez, que engloba os testes de avaliação Formativa e Sumativa, bem como as fichas de trabalho formativas aplicadas pela professora cooperante. Como o estágio não correspondeu apenas com actividades dentro do c ontexto de sala de aula, no capítulo onze, apresentamos os objectivos das actividades complementares em que os estagiários participaram e que complementaram, de alguma forma, o ensino dos conteúdos programáticos abordados nas aulas. Os capítulos doze e treze foram reservados para a caracterização dos grupos turma e respectivas avaliações do desempenho dos alunos nas actividades propostas e consequentes avaliações de final de período. Como conclusão do relatório/tese, reservámos o capítulo catorze para a apreciação individual do estágio onde foi incluída uma autoavaliação de todo o processo de ensino a que os estagiários foram submetidos. Finalmente, apresentamos as diferentes referências de bibliografia e webgrafia que foram utilizadas para a elaboração do presente documento, bem como as que ajudaram na planificação das diferentes actividades escolares desenvolvidas ao longo do ano.
The following report was written at the end of the pedagogical probation held at the Campos De Melo Secondary School, in the context of the second year of the Master degree in the teaching of Visual Arts, granted by the University of Beira Interior, in the school years 2008/2010. The documents included on these pages refer to a number of activities performed in a classroom context. Thus, we have chosen a simple structure of information that could make the reading and understanding of the pedagogical chaining, which had place along the year, much easier. So, firstly our thesis begins with the identification and characterization of the school institution to which we belong to as well as the characterization of the probation group and its specific subjects. After the index, we have introduced the structure of a didactic unit applied in a classroom context, so that one would be able to analyze in a detailed manner the hypothetical preparation and consequent performance of a probationer. Nevertheless, and bearing in mind that the performance of a probationer cannot only be verified on this document, we have decided to present every single minute of the probation meetings held between the helping teacher and the probationers. These minutes contain several aspects of the probation and the assessment of the probationer‟s performance when applying different didactic units. Our work continues with the presentation of our personal reflections of the probation sessions, also concerning our opinions, ideas and suggestions about a given theme. Chapter seven begins with the annual content planning of the two probation subjects, as well as the planning of the assessment criteria, short term plans and all the plans referring to the classes of every didactic unit applied and observed by the helping teacher and our probation colleagues. Following a logical channing, chapter eight applies to the didactic and pedagogic materials built by the probationer with the help of a teacher, so that it could be used in classes, thus allowing a better learning of the contents approached in classes. Chapters nine and ten apply to the assessment instruments of both probationers and students of the class group, specifically. In what the assessment about the probationers performance is concerned, it was created three grids in which it would be registered several important aspects of the practical and pedagogic sphere used in class and in the search of all material. he students „assessment instruments, appear on the next section, chapter ten, including tests as well as work sheets applied by the helping teacher. As this probation didn‟t only focus on activities concerning the classroom context, on chapter eleven, we present the main goals of complementary activities in which the probationers participated and some way adjusted to the classrooms contents taught in classes. Chapters twelve and thirteen were specifically reserved to the group characterization and correspondent student‟s performance assessment in the activities suggested and consequent assessment at the end of the term. To conclude, we included the individual probation reports on chapter fourteen and a self-assessment of the teaching process of all probationers. Finally, at the end of this work we leave the different bibliography and webbibliography references used on this document, as well as those which helped us in the planning of the variety of the school activities developed along the school year.
Le rapport présent a été conçu à la fin du stage pédagogique réalisé au lycée « Escola Secundária Campos Melo », à la deuxième année de « Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário » (maîtrise en enseignement des arts visuels au 3e cycle de l‟enseignement basique et à l‟enseignement secondaire), de l‟université « Universidade da Beira Interior » dans les années scolaires 2008-2010, en respectant les conditions requises pour obtenir le grade de maîtrise2. Les documents inclus dans ces pages illustrent un peu les activités réalisées en salle de classe. De cette façon, on a choisi d‟élaborer une structure simple d‟information, qui rende facile la lecture et la compréhension de l‟enchaînement pédagogique qui a été accompli au fil de l‟année scolaire. Donc, on commence ce rapport/thèse avec l‟identification et la caractérisation de l‟entité scolaire dans laquelle on était inséré et aussi avec la caractérisation du groupe de stage et matières correspondantes. Après la table des matières, on introduit la structure d‟une unité didactique appliquée en contexte de salle de classe, à fin de pouvoir observer en détail une hypothétique préparation et conséquente action d‟un stagiaire. Cependant, comme la performance d‟un stagiaire n‟est pas seulement vérifiée par ce document, on présente ensuite tous les actes des réunions de stage réalisées entre le professeur coopérant et les professeurs stagiaires, où ont été rapportés plusieurs aspects fonctionnels du stage et les évaluations de l‟accomplissement des stagiaires quand ils mettaient en pratique les différentes unités didactiques. On continue le corps du texte en présentant les réflexions individuels des sessions du stage, où on émet nos opinions, idées et suggestions sur un sujet donné. Le chapitre sept comprend la planification annuelle des contenus des matières du stage, la planification des critères d‟évaluation, les planifications à court terme et les plans de toutes les unités didactiques mises en pratique et observées par le professeur coopérant et aussi par les autres professeurs stagiaires. En suivant un enchaînement logique, le chapitre huit est consacré au matériel didactico-pédagogique qui a été conçu par le stagiaire, à l‟aide du professeur coopérant, pour être utilisé en classe ayant l‟objectif de permettre une meilleure assimilation des contenus qu‟on prétendait aborder. Les chapitres neuf et dix sont consacrés aux outils d‟évaluation des stagiaires et de leurs élèves. Pour l‟évaluation de l‟accomplissement des stagiaires, trois grilles d‟observation ont été crées et il y avait aussi un compte rendu pour chaque cours observé, où on enregistrait plusieurs aspects concernant la pratique et les pédagogies appliquées en cours et dans la conception du matériel utilisé. Les outils d‟évaluation des élèves sont présents dans le chapitre suivant, le chapitre dix, qui concerne les contrôles pour l‟évaluation formative et sommative et les fiches de travail formatives appliquées par le professeur coopérant. Comme on a achevé d‟autres activités hors de la salle de classe, dans le chapitre onze, on présente les objectifs des activités complémentaires dans lesquelles les stagiaires ont participé et qui complémentent, d‟une certaine façon, l‟enseignement des contenus programmatiques abordés dans les cours. Les chapitres douze et treize ont été réservés pour la caractérisation des classes et les évaluations correspondantes obtenues par les élèves dans les activités proposées et aussi les évaluations en fin de période. Comme conclusion de cette dissertation, dans le chapitre quatorze, on fait l‟appréciation individuelle du stage dans laquelle on a inclus l‟auto-évaluation de tout le processus d‟enseignement auquel les stagiaires on été soumis. Finalement, on présente la bibliographie et Webographie utilisées pour l‟élaboration du document ciprésent, ainsi que pour la planification des différentes activités scolaires développées au long de l‟année scolaire.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1280
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Gaspar Relatório_Tese.pdf7,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.