Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1281
Título: Relatório da prática pedagógica em artes visuais
Autor: Marques, Fernanda M. M. C.
Orientador: Delgado, António
Palavras-chave: Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação
Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação
Linguagem plástica
Escola - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Relação professor - Aluno - Família
Escola - Professor - Aluno - Sociedade
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: “A educação visa a formação integral do indivíduo. A formação obtida por meio da educação deverá ligar-se estreitamente ao trabalho, de molde a proporcionar a aquisição de conhecimentos, qualificações, valores e comportamentos que possibilitem ao cidadão integrar-se na comunidade e contribuir para o seu constante progresso. A educação deve contribuir para salvaguardar a identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade.”4 O presente relatório tem como finalidade apresentar todo o material pedagógico, desde planificações anuais, planificações mensais, planificações de aulas assistidas, relatórios de todas as actividades realizadas no âmbito deste mestrado, e demonstrar, dentro do possível, que pedagogicamente foram adoptadas, as melhores estratégias tendo como base, diferentes fontes bibliográficas, não só localizadas em publicações científicas, mas também disponibilizadas na Internet e publicadas em revistas da área, para que os alunos tivessem um leque mais variado de informação relacionada com as temáticas a abordar. Um dos desafios foi o estudo dos Elementos Estruturantes da Linguagem Plástica, o ponto e a cor. “É possível, com efeito, analisar o ponto só por si, verificando como este elemento tem uma participação específica na formação da linguagem plástica. Mas, em geral, considera-se que o ponto é subsidiário de um outro elemento estruturador da linguagem plástica – a linha - cuja função técnico-expressiva envolve uma larga gama de problemas básicos no desenvolvimento do discurso artístico, estando mais em evidência num mundo concreto e aparente que nos rodeia.”5 A razão de um trabalho como este consiste em tornar acessível um possível projecto de estudo e investigação, podendo servir de base de apoio a outros esboços de dissertação. Na base da elaboração / construção deste relatório, esteve um trabalho de pesquisa, estudo e reflexão, de reunir e seleccionar os artigos apropriados às variadíssimas temáticas e que constam deste documento. Para isso, foi realizada uma busca criteriosa nas bibliotecas digitais, em revistas electrónicas e livros temáticos. Os artigos, após leitura, foram resumidos, seleccionados por fontes e formas de abordagem do tema, sendo organizados conforme se apresenta ao longo deste documento.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1281
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Marques - Tese.pdf8,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.