Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1283
Título: O ensino da filosofia e a prática transdisciplinar
Autor: Pinho, Pedro David Borronha de
Orientador: Nascimento, André Barata
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Ensino da filosofia - Transdiciplinaridade
Afecto - Filosofia
Sedução - Filosofia
Persuasão - Filosofia
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Ao ler o artigo 9 da Lei de Bases do Sistema Educativo Português [LBSE], referente aos objectivos gerais do ensino secundário, podemos afirmar que estes orbitam em torno de dois vectores fundamentais. Em primeiro lugar, o ensino secundário deve assegurar uma preparação técnica e tecnológica com vista à entrada dos alunos no mundo do mercado de trabalho e, simultaneamente, não pode descuidar a formação humanística, tendo como referência os valores sociais sob uma perspectiva/reflexão crítica. A sensibilidade pedagógica para esta necessidade deriva da consciencialização por parte das sociedades de que uma educação centrada apenas no desenvolvimento técnico, não dá resposta à complexidade cada vez maior dos seus desafios. O que acontece nas sociedades contemporâneas é que apesar de termos ao nosso dispor um amplo conhecimento das culturas, dos países, e do funcionamento do próprio homem, não parecemos dar mostras de compreender o mundo, os outros ou nós mesmos. A prova dessa incapacidade é o uso constante que o homem faz da violência. Hoje, as sociedades contemporâneas são caracterizadas por serem planetárias, transnacionais e transpessoais. Elas são constituídas por diferentes tipos de pessoas, culturas e credos, o que implica uma visão capaz de distinguir, mas não de separar, a individualidade dos diferentes tipos de contextos. Nesse sentido, o trabalho pedagógico não pode ser entendido como uma actividade simples, uma vez que a sua complexidade envolve condições internas e externas ao espaço circunscrito da sala de aula.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1283
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa- Indice.pdfCapa29,14 kBAdobe PDFVer/Abrir
corpo do relatorio.pdfTese146,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOs.pdfAnexos157,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.