Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1285
Título: Da importância do texto filosófico no ensino secundário
Autor: Oliveira, Paula Cristina Bicho
Palavras-chave: Filosofia - Texto - Interpretação - Ensino secundário
Filosofia - Texto - Compreensão - Ensino secundário
Filosofia - Aspectos didácticos
Filosofia - Ensino secundário - Metodologia
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente relatório tem como objectivo abordar a importância da utilização da interpretação e compreensão do texto filosófico no âmbito do contexto escolar, nomeadamente no ensino secundário. Várias estratégias de intervenção têm sido propostas e implementadas para que a compreensão dos textos se torne efectivada. Seria irrealista crer que as soluções fornecidas pelos investigadores são simples e definitivas, porque os problemas da compreensão de textos filosóficos dependem de uma questão histórica. Num primeiro momento suscitamos uma reflexão metodológica e uma familiarização com um conjunto de características dos textos filosóficos. Num segundo momento pretendemos perspectivar e revelar que o texto filosófico se desenvolve segundo regras e modalidades passíveis de explicitação e análise. Finalmente serão tecidas algumas considerações de carácter problemático e será ainda efectuada uma reavaliação geral sobre a importância do texto filosófico como caminho privilegiado para o filosofar. Este relatório foi elaborado em diálogo próximo com a obra de Frédéric Cossuta.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1285
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1. capa tese.pdfCapa118,8 kBAdobe PDFVer/Abrir
2. relatorio de estagio.pdfTese604,64 kBAdobe PDFVer/Abrir
3. planificação.pdfPlanificação128,13 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.