Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1297
Título: A publicidade nas redes sociais da internet
Autor: Vieira, Marta Sofia Águas Serra dos Ramos
Palavras-chave: Publicidade - Internet
Publicidade - Redes sociais
Publicidade - Facebook
Web 2.0
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo estudar e compreender de que forma as redes sociais permitem a uma marca ou produto criar notoriedade junto do público. A dissertação é constituída por duas partes. Na primeira parte faz-se um enquadramento teórico onde se caracteriza a publicidade, explicando as fases da evolução da mesma e, ainda, a forma como se criam e se tornam eficazes as estratégias publicitárias, a fim de que os objectivos sejam concretizados. Analisa-se, em seguida, o modo como a nova estratégia de publicidade mobiliza as novas tecnologias, as novas empresas e o novo público que caracterizam a “galáxia Internet” (Castells). Esta fez emergir uma informação global, com um nível de proximidade elevado e com acesso imediato, assente numa comunicação interactiva, que visa simultaneamente a interacção e entretenimento, através da nova Web 2.0 e das redes sociais da Internet. Estas ferramentas, em conjunto com as estratégias de comunicação publicitárias típicas, nomeadamente a atractividade, visibilidade e inovação, criam novos mecanismos de difusão e captação de públicos, incrementando a notoriedade. Para estudar, de forma concreta, a forma como os utilizadores se situam perante o uso publicitário destas novas ferramentas, a dissertação inclui, na sua segunda parte, um estudo empírico sobre a publicidade nas redes sociais da Internet, centrado no Facebook.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1297
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Marta_Vieira.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.