Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1299
Título: A educação enquanto ressonância dialógica
Autor: Martins, Vanessa Mendes
Palavras-chave: Filosofia - Pedagogia - Ensino
Filosofia - Imagem - Ensino
Filosofia - Palavra - Ensino
Filosofia - Diálogo - Ensino
Filosofia - Educação
Filosofia - Ensino secundário
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Num tempo em que a comunicação aparenta estar no seu auge e as imagens nos invadem constantemente, importa interrogarmo-nos sobre a proficuidade destas e reflectir acerca do papel da palavra e do diálogo na contemporaneidade e, em particular, nas aulas de Filosofia. É característica única do homem a capacidade de interpor entre si e o mundo uma rede de palavras que sustente as relações sociais, mais do que as meras acções. Importa, então, a rectidão das palavras e o saber utilizá-las com os outros, saindo de si num movimento de reciprocidade. A palavra pode, desse modo, converter-se em valor, uma vez que desperta a preocupação com o próximo. Tudo isto terá de se manifestar numa intenção prática e ética, num processo de valorização mútua e de realização da pessoa. Importa, pois, conduzir para a sala de aula, em concreto para a disciplina de Filosofia, o clima de diálogo necessário a uma atmosfera englobante que alicerce o aluno, lhe estimule o pensamento e, sobretudo, o ensine a aprender com autonomia e responsabilidade. Convém, portanto, compreender qual o carácter didáctico do diálogo, descobrir se num ambiente dialógico o aluno aprende mais e melhor. Para isto foi realizado um estudo experimental numa das turmas da Prática de Ensino Supervisionada enquadrada no currículo do Mestrado do Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, que se realizou na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã. Ao longo deste trabalho vamos explanar a importância do diálogo tanto numa relação de abertura social da pessoa, como numa relação pedagógica, calculando as suas dificuldades, limitações e vantagens.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1299
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_vanessa.pdf2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.