Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1316
Título: Didáctica do exemplo : articulações entre teoria e prática
Autor: Pires, Márcio dos Santos
Palavras-chave: Filosofia - Ensino - Didáctica do exemplo
Filosofia - Ensino - Aspectos teórico-práticos
Filosofia - Metodologia de ensino
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente relatório versa sobre a didáctica do exemplo.Com esta didáctica pretende-se estabelecer uma articulação entre a dimensão teórica da Filosofia e a sua dimensão prática. A estrutura do relatório compõe-se de duas partes, uma destinada a desenvolver o quadro teórico da didáctica do exemplo e outra o seu quadro pedagógico e metodológico. No âmbito do quadro teórico coloca-se, em primeiro lugar, a questão de saber se a Filosofia tem ou não tem utilidade. Há quem afirme que a Filosofia não tem nenhuma utilidade. Há, porém, quem afirme que ela está presente no nosso dia-a-dia, mesmo nas tarefas mais básicas que realizamos. O saber da Filosofia não é experienciado como o da Biologia, o da Química, o da Sociologia, e de muitas outras ciências, cujo saber pode ser testado, comprovado, conhecendo-se bem a sua importância prática. A Filosofia, por seu turno, tem como objecto examinar princípios, criticar resultados. Este objecto juntará saber teórico e saber prático. No âmbito do quadro teórico discute-se, também, um facto de ordem psicológica que tem consequências para a didáctica da Filosofia no Ensino Secundário, o facto de hoje em dia se tornar difícil captar a atenção dos alunos para determinadas temáticas. Muitas das temáticas abordadas no programa de Filosofia não são perceptíveis, nem entendíveis, imediatamente pelos alunos. No presente relatório, defende-se que é importante existir uma metodologia de ensino de Filosofia que faça por aproximar os alunos dos temas que estão a ser tratados e que os convide a fazerem uma reflexão. São estes os pressupostos da proposta metodológica do exemplo que o relatório elabora. O exemplo clarifica na mente dos alunos a matéria que está a ser abordada. A criação de exemplos pode aproximar as noções, as ideias, os conceitos, à realidade. A criação de exemplos para os temas filosóficos pode servir para desbloquear a incompreensão do aluno e possibilitar à apreensão dos variados assuntos e problemas com que a Filosofia trabalha de forma mais eficaz. No âmbito do quadro prático do relatório foi levada a cabo uma experiência pedagógica e didáctica em duas turmas do 10º ano (LH e CT1) da Escola Secundária C/3º Ciclo do Fundão, na disciplina de Filosofia, tendo-se planificado uma aula com exemplos e outra sem exemplos. Com base na prática desenvolvida e nos resultados obtidos, pode constatar-se que a didáctica do exemplo permite melhor compreensão das matérias leccionadas. De acordo com os testemunhos recolhidos, o recurso ao exemplo torna mais visível a questão prática da disciplina de Filosofia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1316
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