Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1317
Título: Design de pósteres interactivos para crianças : uma ferramenta com actividades de auxílio à aprendizagem
Autor: Ferraz, Marta Filipa Morais
Palavras-chave: Pósteres interactivos - Crianças
Multimédia - Ferramenta pedagógica - Crianças
Interfaces multi-touch - Crianças
Pósteres interactivos - Ensino básico
Interactividade - Crianças
Data de Defesa: Out-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A implementação de novas tecnologias em ambientes escolares é cada vez mais evidenciada. A instrução a crianças de 1ºciclo apresenta ainda muitas falhas por resolver, daí a necessidade de abordar o ensino recorrendo a novos métodos de apresentação de matéria escolar. Deste modo, torna-se emergente realizar conceitos que superem os conceitos tradicionais, indagando o desenvolvimento tecnológico ao qual podemos recorrer. Os pósteres interactivos visam ser uma boa alternativa aos simples pósteres escolares de papel colocados em paredes, dos quais hoje em dia, é cada vez mais difícil tirar proveito, dado o seu limite em apresentar uma grande quantidade de conteúdos didácticos e o pouco dinamismo de que estes dispõem. Através da investigação efectuada, tentamos entender métodos de interacção direccionados para a aprendizagem de crianças entre os 6 e os 8 anos de idade e ao mesmo tempo, tentamos encontrar quais as tecnologias, neste contexto, que mais se adequam ao seu entorno escolar. Deste modo, com este trabalho, propomos a utilização de interfaces tangíveis, nomeadamente, interfaces multi-touch como instrumento de interacção para a apresentação de pósteres interactivos com actividades voltadas para o ensino escolar. Com a concepção de toda a parte prática desenvolvida, procurou-se realizar conteúdos com grafismos harmoniosos e coloridos de forma a cativar o usuário, ao qual tentamos também proporcionar uma interactividade entretida e divertida. Para a elaboração de um protótipo adicional, deliberámos utilizar uma tecnologia multi-toque de baixo custo, que nos possibilita, perceber e experimentar quais os gestos e as configurações interactivas que podemos interligar com a concepção gráfica pretendida.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1317
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Marta Ferraz.pdf3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.