Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1335
Título: Relatório de estágio
Autor: Paixão, Sónia Margarida Fonseca dos Santos Martins da
Palavras-chave: Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem - Manuais
Língua espanhola - Ensino-aprendizagem - Manuais
Programa português - Prática pedagógica
Programa espanhol - Prática pedagógica
Oralidade
Estágio pedagógico
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A presente dissertação incidirá, mormente, na reflexão decorrente do estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013, na Escola Básica Grão Vasco, em Viseu. Assim, serão contemplados variados itens que vão desde uma breve descrição da escola e das turmas com as quais laborámos, à prática letiva realizada, passando, naturalmente, pelas planificações anuais, de unidade didática e de aula, e respetivos materiais, assim como pelas reflexões a propósito das aulas lecionadas e a respetiva auto e heteroavaliação. Visto que a prática docente não se limita apenas ao contexto de sala de aula, procurámos, além das observações produzidas em torno dos Programas de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola e dos Manuais, designadamente Com Todas as Letras 9 e Ahora Español 1, com os quais trabalhámos, indagar a importância que a oralidade ocupa no processo de ensino-aprendizagem de uma qualquer língua, em geral, e da língua espanhola em particular. Em termos organizativos, este Relatório de Estágio está estruturado em quatro capítulos que, por sua vez, se encontram divididos em subcapítulos e estes ainda em áreas temáticas. Concretamente, no primeiro capítulo, procurámos perceber em que consiste a competência da oralidade e verificar a presença ou ausência desta competência nos manuais adotados e nos programas em vigor. Como é sabido, os manuais e os programas são dois instrumentos de trabalho imprescindíveis, constituindo, uma mais-valia no apoio ao estudo, pelo que é fundamental aferirmos o funcionamento, a pertinência e a qualidade das atividades propostas. O segundo capítulo é dedicado à atividade letiva propriamente dita. Num terceiro capítulo, fizemos referência às atividades extracurriculares empreendidas e, no capítulo seguinte, às ações de formação para docentes frequentadas. No final, concretamente na conclusão, redigimos uma derradeira reflexão sobre toda esta viagem.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1335
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_Estagio_Sónia_Martins.pdf8,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.