Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1337
Título: O multiculturalismo e a multiculturalidade
Autor: Lemos, Mafalda Cristina Pereira Mendes da Silva
Palavras-chave: Multiculturalismo - Educação-escola - Portugal
Interculturalidade - Educação-escola - Portugal
Ensino-aprendizagem - Relação professor-aluno
Ensino-aprendizagem - Relatório de estágio
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: No presente trabalho irei fazer uma reflexão global do que foi o estágio pedagógico na Escola Básica do 2º e 3º ciclo do Tortosendo, no ano letivo 2012/2013. Quando iniciamos a prática pedagógica não sabemos ao certo o que vamos encontrar. Cada ano letivo é uma verdadeira aventura. Estou no ensino desde 1997 e nunca lecionei dois anos numa mesma escola. Grande parte dos professores vivem esta realidade e no início de cada ano letivo, não têm só que se adaptar aos seus novos alunos, têm também que se adaptar a novos colegas, novos auxiliares da educação, novas instalações e novas localidades. Não é fácil, mas para quem ama a sua profissão, torna-se mais fácil. No primeiro capítulo deste trabalho abordo o tema da multiculturalidade e interculturalidade. A escola do Tortosendo é um exemplo disso. Deparei-me com uma grande variedade de culturas, raças, tradições, religiões. No segundo capítulo apresento a escola. Caracterizo-a e contextualizo-a. É importante dar a conhecer a realidade com a qual me deparei ao longo deste ano letivo. No capítulo três caracterizo o núcleo de estágio e dou a conhecer as aulas assistidas realizadas ao longo dos três períodos letivos. Faço também uma breve crítica aos manuais que foram adotados pela escola e que, logicamente, foram usados para a preparação destas aulas. É certo que os manuais foram utilizados, mas também elaborei outros materiais didáticos novos, fichas informativas, formativas e de trabalho, jogos, músicas e vídeos de modo a diversificar as aulas e a superar algumas limitações que os manuais apresentam. No capítulo seguinte, o quarto, apresento todas as atividades extracurriculares que o núcleo de estágio desenvolveu no decorrer do ano. Procurámos sempre arranjar atividades que envolvessem, não só os nossos alunos, como também os alunos de 6º ano, como forma de os sensibilizar para a escolha da língua espanhola no terceiro ciclo. Farei uma breve conclusão, no quinto capítulo. Finalizo o relatório com os anexos, material que considero essencial para a divulgação e exemplificação de todo o trabalho realizado ao longo deste ano letivo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1337
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório de estágio 2013 Mafalda Lemos.pdf11,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.