Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1435
Título: Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, educação visual, 8º ano : Escola Secundária Quintas das Palmeiras, Covilhã
Autor: Mendes, António Ferreira
Palavras-chave: Artes visuais - Ensino
Educação artística - Ensino básico - Currículo
Educação visual - Ensino - Planificação
Educação visual - Ensino - Actividades
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Relatório de Estágio onde se analisam-se as múltiplas atribuições do docente no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Especialmente no contexto da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã), e na disciplina de Educação Visual (8º ano). Reconstrói-se todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES) usando a importante ferramenta didáctica do Dossier de Estágio para, em anexo, legitimar e documentar orientações programáticas do Ministério da Educação e de Escola, todas as planificações, resultados, reflexões e documentos forjados individualmente ou em colaboração com o Núcleo de Estágio com supervisão constante do Orientador Cooperante. Foram leccionadas e assistidas um total de 31 aulas, apesar de apenas serem obrigatórias 6, protocoladas pela Universidade da Beira Interior. Estrutura deste RELATÓRIO DE ESTÁGIO: CAPÍTULO I (Narrativas profissionais; O núcleo de estágio; Os orientadores;). CAPÍTULO II (Caracterização da organização/escola e comunidade-aspectos relevantes para ensino das artes visuais; colectividades/empresas/instituições com colaborações com impacto directo no ensino das artes visuais; Dispositivos da Escola que potenciam a relação com a comunidade, exposições, rádio, tv…; CAPÍTULO III (Fontes oficiais nacionais que regulamentem os Planos e Programas de ensino-aprendizagem; Lei nº 49/2005 de 30 de Agosto; Curriculo Nacional do Ensino básico (incidindo no 3º ciclo); Educação artística no currículo do ensino básico; Relação com as competências gerais/específicas do ensino básico). CAPÍTULO IV (Caracterização da turma; Projecto Curricular de Turma). CAPÍTULO V (Prática de Ensino Supervisionada, Actividades desenvolvidas, resultados obtidos e propostas de melhoria; Plano anual do Grupo 600/Artes; Descrição de actividades; Ajustamento do programa de Educação visual, Planificações anual, trimestral,aulas assistidas; Estratégias de intervenção das aulas e todas as actividades em estágio; Resultados obtidos; Reflexão crítica sobre as actividades desenvolvidas. Por fim, a Conclusão, Bibliografia e Anexos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1435
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final_CORRIGIDO_2007.pdf18,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.