Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1437
Título: Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano: Escola Secundária-3 de Amato Lusitano, Castelo Branco
Autor: Morgado, Eugénia Margarida de Figueiredo
Orientador: Caiado, Fátima Maria Oliveira
Bacelar, António
Nunes, Aníbal Cravo
Palavras-chave: Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Geometria descritiva
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Relatório de Estágio no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3.º Ciclo no Ensino Básico e do Ensino Secundário, iniciado em Setembro de 2010, na Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, na cidade de Castelo Branco, sob a Orientação Pedagógica do Dr. Aníbal Cravo Nunes, na disciplina de Geometria Descritiva A, em duas turmas do 11.º ano (11.º E e 11.º N). As Regências, num total de quatro aulas, foram sempre assistidas pelo Orientador Cooperante e pelos colegas de Estágio. As Unidades Programáticas foram diferentes, obedecendo à Planificação e Cronograma Anuais. O Relatório de Estágio compreende a Introdução, três Capítulos, Conclusões, Bibliografia, Apêndice e Anexos. Na Introdução são apresentados os objectivos gerais do trabalho, a apresentação e caracterização da Autora deste Relatório, a disciplina focada e a metodologia seguida. No Capítulo I é efectuado o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições de trabalho e das turmas alvo. O Capítulo II é composto por uma abordagem ao Sistema de Ensino Português e a todos os mecanismos inerentes. O Capítulo III contém as planificações, as metodologias, o desenvolvimento das Unidades de Trabalho seleccionadas, os instrumentos de avaliação e a actividade extra-curricular realizada. As Conclusões proporcionam uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, associada a sugestões futuras, eventualmente mais eficazes para o ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva A. Por fim, os Anexos contém documentos orientadores da Escola, fichas de trabalho, material didáctico-pedagógico, entre outros documentos relevantes, dos quais alguns estão em CD.
Report stage in the Master of Arts Teaching for the 3rd Cycle in Elementary Education and Secondary level started in September 2010, at Amato Lusitano High School/3 in the town of Castelo Branco, under the Pedagogical guidance of Dr. Aníbal Cravo Nunes, Descriptive Geometry A subject, in two classes of the 11th level (11. º E and 11. º N). The Regency, a total of four classes, were always attended by the Cooperative Advisor and stage colleagues. Programmatic Units were different, according to the Annual Planning and Scheduling. The Training Report includes the Introduction, three Chapters, Conclusions, Bibliography, Appendix and Annexes. In the Introduction are presented the general objectives of the work, the presentation and characterization of the Claimant in this Report, the focused discipline and the used methodology. In Chapter I is carried out the general framework, part of which is the working condition description and target groups. Chapter II consists on an approach to the Educational Portuguese System and all mechanisms involved. Chapter III contains the schedules, the methodologies, work units development, selected assessment tools and extra-curriculum realized activity. Conclusions provide a reflective analysis of all the work associated with suggestions for the future, possibly more effective for the teaching and learning of Geometry A. Finally, the Annexes contains school guiding documents, worksheets, teaching and pedagogical materials, amongst other relevant documents, some of which are on CD.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1437
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.