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Título: Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano : Escola Secundária-3 de Amato Lusitano, Castelo Branco
Autor: Martins, António Pedro Bastos Nunes
Palavras-chave: Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Geometria descritiva
Artes visuais - Geometria descritiva - Aspectos didácticos
Educação visual
Data de Defesa: Jun-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Relatório de Estágio. Testemunha a “vivência” da Prática de Ensino Supervisionada (PES), imprescindível para o futuro docente, no sentido de permitir a observação de profissionais de ensino mais experientes, interagir com adolescentes num percurso já vocacional, e entender a dinâmica escolar e escolástica. Enquadrado no currículo do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a PES funciona como instrumento potenciador de conhecimentos e atitudes, através da experiência profissional real. A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição responsável pela escolha da escola para a PES, encaminhou o autor deste relatório para a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano de Castelo Branco, a cerca de 63km de distância da referida Universidade. A esta escola foi atribuído um núcleo de estágio constituído por quatro alunos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, sendo-lhes atribuídas duas turmas do 11º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A. Pretende-se relatar todo o percurso da PES, descrevendo os objectivos propostos, os métodos utilizados pelo estagiário para os cumprir, as metas alcançadas e as dificuldades identificadas no decurso do estágio. Assim, a estrutura deste relatório é composto por uma introdução ao ambiente de estágio e suas características, seguido por três capítulos fundamentais, nomeadamente: o primeiro capítulo referente à metodologia utilizada para a concretização dos objectivos propostos; um segundo capítulo sobre o enquadramento Teórico- Conceptual da prática de ensino/aprendizagem; a caracterização do local onde se desenvolveu a PES (terceiro capitulo); e um último, onde se relatam as actividades desenvolvidas, resultados obtidos e algumas reflexões finais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1438
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