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Título: Níveis de Burnout nos estudantes da licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior
Autor: Costa, Ricardo Ribeiro
Palavras-chave: Burnout
Burnout - Estudantes - Factores preditivos
Burnout - Prevenção
Burnout - Factores de risco
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Atualmente a população estudantil enfrenta diferentes tipos de pressões, quer a nível académico na relação com os colegas, na capacidade de concretização dos seus objetivos e no aproveitamento escolar, bem como num futuro profissional. Todos estes fatores apresentam-se numa população onde a ocorrência de Burnout poderá limitar fortemente o bem-estar psicossocial, a Eficácia Profissional e o rendimento escolar dos alunos. A prevenção de Burnout em profissionais da área da saúde tem tido nos últimos anos um início precoce, incluindo a fase de formação superior dos alunos. Em linha com a definição de Maslach, o conceito de Burnout em estudantes integra três dimensões: Exaustão Emocional, caracterizada pelo sentimento de estar emocionalmente exausto em virtude das exigências do estudo; Descrença, entendida como o desenvolvimento de uma atitude cínica e distanciada em relação aos estudos; e reduzida Eficácia Profissional, caracterizada pela perceção de estarem a ser incompetentes como estudantes. Esta investigação tem como objetivos avaliar os níveis de Burnout e as suas associações com variáveis demográficas, académicas e psicossociais, nos estudantes da Licenciatura de Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior, utilizando o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory – Student Survey) e um questionário para identificação das demais variáveis. A presente investigação pretende contribuir para a compreensão do fenómeno de Burnout nos estudantes do ensino superior, alertando quanto à necessidade de encontrar estratégias para contornar o impacto negativo deste, no desempenho dos estudantes, enquanto futuros profissionais dos “cuidados primários da saúde visual”. Participaram neste estudo 150 alunos do 1º ciclo de Optometria – Ciências da Visão, com idade média de 20,8 ± 0,3 anos de idade, sendo 74,7% do sexo feminino e distribuídos em 51,3% do 1º ano, 21,4% do 2º ano e 27,3% do 3ºano. Os resultados mostram que há uma incidência de um nível baixo a moderado de Burnout nestes estudantes. Pode-se constatar que a amostra apresentou para as três dimensões de Burnout, 61,9% de nível médio para a dimensão Exaustão Emocional, 68,0% de nível baixo na dimensão Descrença e 57,3% de nível médio na dimensão Eficácia Profissional. Alunos com problemas financeiros ou que referem dificuldades em dormir apresentam maior Exaustão Emocional. O nível de aproveitamento escolar obtido, a satisfação com o curso, expectativas com o 1º emprego, as relações com amigos e vida social, as relações com família e o nível de auto-estima são variáveis que se repercutem a nível da dimensão Descrença e Eficácia Profissional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1492
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