Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1533
Título: Prática de ensino supervisionada : arte e design, 8º ano : educação expressiva, as artes visuais para além de si
Autor: Quadrado, Ana Cristina Gonçalves
Palavras-chave: Artes visuais - Educação expressiva
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Educação expressiva - Prática de ensino supervisionada
Educação artística
Arte - Design
Data de Defesa: Jun-2012
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente Relatório de estágio intitulado "Educação Expressiva - As Arte Visuais para além de Si". Surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois pontos fundamentais. O primeiro ponto tem como principal objetivo pesquisar como é que um professor de artes visuais pode tornar a sua prática pedagógica mais holística, criativa, emotiva, próxima e versátil, abrindo os seus horizontes para outras metodologias e conceitos de trabalho. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a Educação Expressiva e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, faz-se uma diferenciação, ainda que sucinta, entre a Educação Expressiva e a Educação pela Arte, sendo apresentadas algumas das respetivas potencialidades. Apesar de estarmos perante um conceito bastante recente em Portugal, dá-se a conhecer as suas metodologias, bem como as possibilidades da sua aplicabilidade a qualquer área e disciplina de ensino. O segundo ponto reflete sobre o percurso de aprendizagem da prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã. Ao longo de todo o trabalho desenvolvido, procurou-se descobrir, essencialmente, como melhorar, qualificar e enriquecer, de uma forma motivadora, criativa e apelativa, a ação de um futuro docente que se encontra em constante construção e evolução e que contempla constantemente a oportunidade de crescimento e enriquecimento pessoal e profissional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1533
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.