Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1564
Título: Pedagogia do conceito
Autor: Mateus, Graciete da Cruz
Orientador: Domingues, José António Duarte
Rosa, José Maria da Silva
Palavras-chave: Ensino da filosofia - Ensino secundário
Ensino da filosofia - Ensino secundário - Aspectos pedagógicos
Ensino da filosofia - Ensino secundário - Aspectos didácticos
Data de Defesa: Out-2012
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente trabalho aborda a importância da aprendizagem filosófica no ensino secundário sob a perspetiva da pedagogia do conceito. Foi realizado um diálogo permanente com o pensamento de Deleuze e de Guattari sobre a criação dos conceitos. Num primeiro momento, de âmbito teórico, suscitámos uma reflexão, familiarização e exploração centrada no contexto escolar e no termo conceito. Recorre-se ao trabalho do docente e do discente com o objetivo de esclarecer o que é a conceptualização e a sua importância no trabalho filosófico. Num segundo momento, de âmbito mais prático, pretendemos perspetivar a prática pedagógica do conceito em contexto de sala de aula. Apresentámos o texto clássico de filosofia no ensino secundário como sendo o processo de transposição didática do conhecimento filosófico como sendo o ponto de partida mais adequado para a conceptualização, para criação de conceitos e para a atividade do filosofar. No final expomos um texto que pretende deixar o caminho aberto a novas questões sobre a importância da formação filosófica na sociedade civil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1564
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório.pdf416,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.