Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1565
Título: Retórica e argumentação no ensino da filosofia
Autor: Silva, José Manuel Teixeira
Palavras-chave: Retórica
Argumentação
Ensino de filosofia
Data de Defesa: Out-2012
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Este trabalho foca a problemática das relações estreitas entre Retórica e Argumentação, Filosofia e Ensino. O seu centro de interesse está, sobretudo, no modo como se estabeleceram ao longo da história ocidental os entrelaçamentos e resiliências necessários à sua própria sobrevivência e o processo pelo qual nos chegaram até aos dias de hoje. Sublinhar a importância da Retórica e da Argumentação é relevante pois na complexidade do mundo contemporâneo a capacidade de discernir níveis de discussão, linhas de argumentação, e finalmente, de lhes opor novos argumentos, é condição essencial para uma cidadania participativa e informada. Retórica e Argumentação no ensino da Filosofia pretende explorar o potencial e benefícios do treino retórico – ainda que incipiente – junto dos estudantes do ensino secundário, a partir da abertura para estas matérias deixada pelos programas de filosofia em vigor. A ligação entre retórica e democracia (Fidalgo, 2008), retórica e ação responsável, retórica e cidadania, e retórica como arma contra a propaganda, mas também o populismo e a demagogia, é algo que pretendo explorar neste trabalho, enfatizando a sua relação com os programas de Filosofia do Ensino Secundário, e a utilidade que pode o treino na disciplina e nas suas técnicas ter para os mais jovens. Ainda que de modo demasiado teorético e confinado às aulas de Filosofia, a dimensão discursiva da Argumentação e da Retórica ocupa já, é verdade, os afazeres de docentes e alunos portugueses. Ampliar esse horizonte que é o da prática atual, exercitando o debate e a vontade de persuadir o auditório será uma das experiências possíveis junto do público do secundário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1565
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Retorica_argumentacao_no_ensino_da_Filosofia.pdf803,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.