Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1567
Título: A publicidade não convencional ao serviço do ensino superior : a divulgação dos cursos de especialização tecnológica, CET, do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Autor: Guterres, Tiago Filipe Ventura
Palavras-chave: Ensino superior - Publicidade não convencional
Ensino superior - Cursos de especialização tecnológica
Publicidade - Crise publicitária
Publicidade - Público alvo
Publicidade - Estratégias
Publicidade - Comunicação
Data de Defesa: Out-2012
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Atualmente, pode observar-se a tendência de os anunciantes de empresas, serviços ou produtos, adotarem cada vez mais modelos comunicacionais que vão para lá da tradicional campanha publicitária nos mass media. No entanto, a comunicação seguida pelas Instituições do Ensino Superior, em Portugal, na divulgação das suas unidades formativas, ou seja, dos seus produtos e serviços continua a centrar-se fortemente na publicidade institucional, sobretudo em meios impressos, veiculando uma imagem de elevada sobriedade nos seus parâmetros publicitários. O presente relatório resulta de um programa de estágio de 5 meses no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Além de apresentar uma descrição das atividades desenvolvidas, este relatório tem por objetivo alertar para o fato de as organizações de ensino superior terem de estar, cada vez mais, atentas a novas alternativas de posicionar as suas ofertas formativas, recorrendo a outros géneros e conceitos publicitários, tendo em conta os produtos/serviços de que dispõem, o público-alvo a que se destinam, e ao espaço de mercado que existe para posicionar esses mesmos bens. Com a apresentação dos resultados obtidos com a ação de divulgação dos Cursos de Especialização Técnológica (CET), demonstramos que o uso de um tipo de publicidade menos institucional é bem aceite pelos públicos do IPCB e, desse modo, que uma comunicação de tipo não convencional reúne condições para fazer parte do plano comunicacional desta instituição. Em última análise, sugerem-se novos caminhos para o mapa comunicacional do IPCB e, por conseguinte, em outras instituições de ensino superior.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1567
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Mestrado_Tiago_Guterres.pdfTese6,65 MBAdobe PDFVer/Abrir
Cursos de Especialização Tecnológica (CET) @ Instituto Polit.mp4Cursos de Especialização Tecnológica (CET)59,55 MBVideo QuicktimeVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.