Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1570
Título: Prática de ensino supervisionada : educação visual e tecnológica no 2º ciclo do Ensino Básico, 5º ano : Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo
Autor: Alves, João Paulo Teles
Palavras-chave: Educação visual e tecnológica - Ensino básico
Educação visual e tecnológica - Prática pedagógica
Educação visual e tecnológica - Estágio pedagógico
Educação visual e tecnológica - Actividades desenvolvidas
Data de Defesa: Out-2012
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A Prática de Ensino Supervisionada em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico é parte integrante do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (EVT) no Ensino Básico, e decorreu, no ano letivo de 2011/2012, na Escola 2/3 de Tortosendo. Este estágio teve a supervisão do Doutor Helder Correia e da Professora Cooperante Cristina Rato, que assistiram às aulas lecionadas pelos professores estagiários, assim como supervisionaram algumas atividades curriculares e não curriculares incluídas no Plano Anual das Atividades programado para o referido ano letivo. A planificação das aulas teve por base o programa da disciplina de EVT para o 2º Ciclo do Ensino Básico, e o Plano Anual de Atividades, que incluía atividades como o Halloween, atividades de Natal, o Carnaval, a realização de um Peddy Paper, e as atividades encerramento de ano letivo. Nas aulas de Educação Visual e Tecnológica as unidades de trabalho abordadas foram: Método de Resolução de Problemas; Geometria; Estudo da Cor; A medida; Halloween; Carnaval. O relatório apresentado é composto por uma estrutura que inclui a introdução, três capítulos, a conclusão, a bibliografia e os anexos. No primeiro capítulo faz-se o enquadramento do trabalho realizado, justificando as aprendizagens didáticas e pedagógicas ao nível do 2º Ciclo do Ensino Básico, e da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. O segundo capítulo consiste na caraterização da escola e da comunidade educativa onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado à descrição das atividades desenvolvidas no estágio pedagógico, incluindo as aulas lecionadas, as aulas assistidas, a observação de aulas e outras atividades extracurriculares desenvolvidas. No quarto capítulo apresenta-se a conclusão de todo o trabalho desenvolvido, assim como uma reflexão crítica e a sugestação de eventuais propostas de melhoria por parte do autor do relatório estágio pedagógico. Perspetivou-se uma formação dos curricula com uma componente educativa edificante e com a aplicação de práticas pedagógicas e didáticas múltiplas, contribuindo assim para um ensino mais abrangente e unificador do ser humano.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1570
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_M3966_joao_paulo.pdfTese12,43 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.zipAnexos5,7 MBZipVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.