Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1579
Título: Modos e mecanismos de credibilidade no jornalismo televisivo : o caso da SIC
Autor: Sena, Ana Rita Bernardino Craveiro
Palavras-chave: Jornalismo televisivo -
Jornalismo televisivo - SIC
Jornalismo televisivo - Credibilidade
Jornalismo televisivo - Imagem
Jornalismo televisivo - Valor da notícia
Televisão - Produção jornalística
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O jornalismo televisivo, tal como outras formas de jornalismo, envolve um conjunto de modos e mecanismos que visam assegurar a sua credibilidade. Em tempos, o jornalismo televisivo marcou pela diferença de trazer a imagem "em vídeo" às pessoas, e desde então foi crescendo a sua importância. No presente momento, a internet assume-se como a maior plataforma de comunicação; mas, no que respeita à informação propriamente dita que a internet veicula, ela ainda é vista como dúbia, pois permite a todos um alegado “Jornalismo de Cidadão”, cuja verdade e credibilidade são, regra geral, muito questionáveis. Desta forma, a televisão prossegue com um papel decisivo enquanto meio de informação noticiosa, sendo o seu apanágio a aposta em meios que permitam assegurar a credibilidade, pois esta providencia garantias de uma informação verdadeira e confiável. Mesmo que não seja procurada de forma consciente e voluntária, a credibilidade está sempre presente no pensamento das pessoas. Estas procuram-na em cada notícia, em cada clip, em cada reportagem. Desde o pivô, aos comentadores, aos médicos e advogados, à edição de imagem, aos diretos, à pirâmide invertida, à imagem e filmagem, todos estes elementos são formas de transmitir uma maior e melhor credibilidade ao auditório. A credibilidade alcança-se não só com o tempo, mas também através de modos e mecanismos como os já supramencionados. Estes assumem um papel fundamental na informação televisiva, pois formatam-na de modo a não haver dúvidas, embora por vezes tais modos e mecanismos de credibilidade não sejam admitidos como tal. Com esta dissertação pretende-se descobrir se existem realmente modos e mecanismos pré-estipulados para conferir uma maior impressão de credibilidade ao público, em particular no canal generalista SIC – Sociedade Independente de Comunicação, S.A., na redação de informação. Foi escolhido este canal devido a ser o local do meu estágio, desde Setembro de 2012 a Março de 2013. Numa primeira parte, esta dissertação apresenta a revisão da literatura acerca do conceito de credibilidade e seu surgimento, sobre o jornalismo televisivo e a sua importância e, por fim, os modos e mecanismos possíveis para transmitir credibilidade aos espectadores. Numa segunda parte, a dissertação apresenta a metodologia e desenho de investigação, bem como os resultados do estudo empírico realizado. Por último, a dissertação apresenta a discussão dos resultados e as conclusões em relação ao problema investigado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1579
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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