Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1581
Título: Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia através das plataformas digitais : o caso das wiki
Autor: Castanheira, Guilherme Luís Leitão
Palavras-chave: Filosofia - Ensino
Filosofia - Ensino - Internet
Filosofia - Ensino - Wiki
Wiki
Internet - Sociedade de informação
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1581
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Mestrado_Guilherme_Castanheira.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.