Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1582
Título: A comunicação ao serviço do poder político : o caso da Câmara Municipal da Covilhã
Autor: Mapanzene, Stélia Neta João Mboene
Palavras-chave: Relações públicas
Comunicação - Poder político
Comunicação - Estratégias
Relações públicas - Imprensa local - Município
Marketing político
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A crescente valorização da vertente comunicacional nas sociedades contemporâneas tem levado a que, de um modo geral, as organizações, públicas ou privadas, sejam compelidas a obedecer às regras impostas pelo mercado, sendo um das mais importantes a necessidade de obter uma imagem pública positiva. Para tal, torna-se imprescindível que se activem acções estratégicas e processos de comunicação que, conjugados, são favoráveis à ampliação da visibilidade das organizações, à consolidação de confiança, bem como ao estímulo do entendimento mútuo entre as organizações e os públicos. Essas acções estratégicas não podem, por isso, ser aleatórias. Pelo contrário, o processo comunicativo deve estruturar-se num plano com gestão e avaliação permanentes. Apesar do seu cariz administrativo e público, as autarquias não estão alheias a esta conjuntura. As câmaras municipais têm, cada vez mais, apostado na implementação e desenvolvimento de serviços de comunicação e assessoria de imprensa ou relações públicas. Por intermédio delas, as edilidades procuram ganhar notoriedade entre as demais, divulgando as suas iniciativas através dos órgãos de comunicação social, mais concretamente dos regionais. O presente relatório, resultante de um estágio de três meses no Serviço de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal da Covilhã, visa, com efeito, observar essa crescente valorização da comunicação, nas vertentes de relações públicas e assessoria de imprensa, neste sector da administração pública. Esta acepção será sustentada pelas avaliações feitas à eficácia do plano estratégico de comunicação da autarquia covilhanense e à sua coerência de posicionamento, em termos de imagem, no contexto nacional, dando especial atenção ao trabalho de assessoria de imprensa do Serviço de Comunicação e Relações Públicas na promoção do município no contexto mediático local.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1582
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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