Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1585
Título: Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia
Autor: Mendes, Luís Pedro Neves
Palavras-chave: Filosofia - Ensino
Educação - Ensino e filosofia
Filosofia - Construtivismo crítico
Filosofia - Ensino - Método fenomenológico-crítico
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente trabalho visa abordar a devolução no ensino de filosofia no ensino secundário. A devolução cabe em vários aspectos do ensino: tem um pressuposto relacional, na primazia do ensino-aprendizagem, na intersubjectividade, e, ainda, entre os conteúdos leccionados e o mundo além da sala de aula. Exploramos no nosso percurso distintas concepções acerca da actividade filosófica neste sentido devolutivo, percorremos o movimento da pedagogia crítica, em particular o construtivismo crítico, analisamos o ensino da filosofia segundo um completo manual de didáctica e, finalmente, desaguamos num método, num procedimento didáctico em particular: o método fenomenológico-crítico. Entre objectivismo e subjectivismo, a tentativa vai no sentido de articular conhecimento e mundo envolvente, num pressuposto relacional enaltecendo, além disso, o ensino de filosofia no ensino secundário português como cultivo da presença e consciência crítica do aluno no mundo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1585
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_Estagio_Luis_Mendes.pdf764,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.