Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1586
Título: A imagem : história, análise e aplicação ao ensino da filosofia
Autor: Santos, João Tiago Costa
Palavras-chave: Filosofia - Ensino
Filosofia - Ensino - Imagem
Filosofia - Sala de aula - Imagem
Filosofia - Realidade
Filosofia - Representação
Filosofia - Imagem
Data de Defesa: Jun-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Este relatório consiste num estudo de investigação, acerca da pertinência de utilização de imagens no contexto da aula de Filosofia. Para se obter uma abordagem mais abrangente do tema, estudou-se a imagem desde os primórdios da sua existência, até a actualidade. Desta forma, consegue-se olhar para os seus propósitos, e perceber quais as razões e funções que fundaram a sua existência. Após análise de vários textos e de vários autores teóricos da imagem, recorreu-se a estudos e artigos internacionais para tentar perceber se a sua utilização no contexto da aula de Filosofia é ou não pertinente. Recorreu-se também a um estudo que foi submetido a uma turma de 10.º ano, cujos resultados são analisados. As noções de imagem, ideia, conceito, realidade e representação estão simultânea e constantemente em foco, de forma a tentar justificar argumentos que sustentam a utilização da imagem no ensino. Não obstante, as conclusões obrigam-nos a ser cautos no que se refere à utilização de imagens no ensino.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1586
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Oficial_Mestrado_M4643_REVISTO (1).pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.