Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1601
Título: O jornalismo de moda : cobertura jornalística online da ModaLisboa
Autor: Pais, Ana Lúcia Duarte
Palavras-chave: Jornalismo
Jornalismo - Moda
Jornalismo - Produção noticiosa - Especialização
Jornalismo online
Imprensa de moda
Data de Defesa: Out-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar a forma como o jornalismo aborda um dos temas que carateriza a sociedade atual: a moda. Desde que surgiu, a moda alterou a forma como vemos e vivemos a nossa sociedade. Com um papel sociológico e comunicativo que, muitas vezes não é perceptível ou reconhecido, a moda é parte da economia, de estilos de vida e da forma como nos relacionamos em várias situações. A moda funciona como um processo comunicativo, revelando sem palavra, emoções, estados de espírito e posições sociais. Um processo tão multifacetado como este mereceu atenção por parte dos media. Durante o desenvolvimento da imprensa como indústria, surgiram formas diferentes de conceber o jornalismo. Nesta dissertação, são analisados e descritos conceitos como a produção noticiosa, o acontecimento, os valores-notícia e os jornalismos especializados. Atualmente, o público é cada vez mais seletivo e pretende a informação da sua preferência, com os assuntos que lhe despertam maior interesse. O jornalismo especializado surgiu como forma de responder a essa necessidade e como um novo modelo de negócio lucrativo para os media. O tratamento que os media dão, de forma exclusiva e especializada, aos temas que envolvem a moda tem como nome jornalismo de moda. Várias são as publicações completamente dedicadas ao tema, com uma linha editorial muito própria, assim como o discurso. A linguagem, a importância da imagem e um caráter publicitário vincado distinguem o jornalismo de moda do jornalismo generalista, de desporto, de viagens, etc. O jornalismo de moda contitui-se como uma forma de infoentretenimento que agrada ao seu público-alvo. Para poder analisar estas diferenças e perceber a forma como meios generalistas e especializados falam sobre moda, é feita uma análise de conteúdo de três meios que cobriram o ModaLisboa Trust, o maior certame do género em Portugal. Os resultados obtidos após esta análise são conclusivos: um meio generalista não consegue fazer o mesmo nível de cobertura de um meio especializado, já que o nível de atenção e de enquadramento é diferente, assim como o tipo de linguagem. Mas um suplemento informativo, como o que é analisado nesta dissertação, pode. Conclui-se que o tratamento dado por esse suplemento tem uma maior riqueza textual, constituíndo-se, assim, como concorrências às publicações inteiramente dedicadas à moda.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1601
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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