Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1611
Título: Prática de ensino supervisionada, Geometria Descritiva A (11º ano) : LUPA, um serviço educativo para Castelo Branco
Autor: Silva, Cláudia Nunes da
Palavras-chave: Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Estágio pedagógico
Laboratório urbano pela arte - Serviço educativo
Laboratório urbano pela arte - Educação não formal
Laboratório urbano pela arte - Identidade urbana
Projecto LUPA - Cidade - Castelo Branco
Castelo Branco - Identidade Cultural - Projecto LUPA
Data de Defesa: Out-2013
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: No âmbito do grau de Mestre em Ensino das Artes Visuais da Universidade da Beira Interior (MEAV-UBI), este relatório, orientado na Unidade Curricular - Estágio Pedagógico pela orientadora científica e diretora do MEAV, pretende: Na primeira parte abordar o produto da componente de investigação deste relatório de estágio – o LUPA - o qual se insere nas saídas profissionais previstas com a obtenção do MEAV. Profissionalizando para a docência no grupo de recrutamento 600, confere competências aos mestrandos que os tornam uma mais-valia para os serviços educativos de museus, centros de arte, câmaras municipais ou, como é o caso da componente de investigação deste relatório, a criação de um novo serviço educativo que conte com parecerias das instituições e indústrias culturais e criativas da cidade de Castelo Branco (entre outros parceiros), mas sobretudo com a comunidade albicastrense. O LUPA (acrónimo para: Laboratório Urbano pela Arte), de carácter experimental (implementado paralelamente à PES) é um serviço educativo que pretende, através da Educação pela Arte e para a Arte, fornecer um/múltiplos espaço(s) - Laboratórios – para despertar, na comunidade albicastrense, o desenvolvimento e partilha de um “olhar” atento, crítico (através da “lupa” da arte, como manifestação cultural), sensível ao património material e imaterial onde, a cidade de Castelo Branco e o seu urbanismo e urbanidade, será o campo de trabalho eleito. Ao ritmo de um Laboratório por mês, a equipa que idealizou e materializou este projeto, proporcionará aos participantes, a passagem do testemunho enriquecida pela individualidade e as diversificadas áreas de especialização dos quatro membros fundadores (três dos quais fazem parte do núcleo de estágio na ESAL, sendo todos estudantes do MEAV-UBI) contando ainda com a participação de convidados e voluntários. Partilha, que se pretende que tenha um impacto futuro: quer no respeito e valorização do património; quer na exigência de qualidade face ao estímulo multissensorial do entorno, contrariando a apreensão acrítica e passiva do domínio da imagem e visualidade - através da educação para a arte; quer, ainda, no enriquecimento da experiência estética, expressiva e comunicativa dos participantes e no desenvolvimento holístico do seu ser - através da educação pela arte. Na segunda parte, deste relatório, expor-se-ão os resultados da Prática de Ensino Supervisionada (PES), na disciplina do 11º ano de Geometria Descritiva A, incluindo implementação e desenvolvimento de uma atividade extracurricular no meio escolar - o projeto Vídeo Arte (proposto e dirigido pelas três professoras estagiárias) que vem responder, tal como o LUPA à necessidade dos membros da equipa dominarem as competências exigidas para trabalhar nos mais variados serviços educativos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1611
Aparece nas colecções:FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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