Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1668
Título: Estudo da estratégia de design e do comportamento do consumidor da marca de luxo Just Cavalli
Autor: Santos, Andreia Cristina Lopes dos
Palavras-chave: Just Cavalli - Marca de luxo - Estudo de caso - Portugal
Marcas de luxo
Design de moda
Comportamento do consumidor - Marcas de luxo - Portugal
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Na sociedade contemporânea o luxo é cada vez mais procurado pelos consumidores, que procuram a diferença e a exclusividade, nem que para isso tenham que pagar um preço elevado. Cada pessoa tem uma lista de desejos que quer concretizar para si, desde carros, a jóias, a telemóveis sofisticados e peças de roupa exclusivas e todos esses bens presentes na lista estão ligados a um desejo ainda mais íntimo e secreto que é o grupo social onde esses bens a podem colocar. Claro que a intensidade destes sentimentos varia de pessoa para pessoa. Cada vez mais as marcas de luxo tentam introduzir na vida dos consumidores um conceito de lifestyle, criando em volta da marca toda uma gama de produtos e, através do marketing, fazem com que esses produtos sejam necessários ao dia a dia das pessoas, promovendo a sua aquisição. A abordagem deste tema nesta dissertação, revela-se, assim, da maior oportunidade, podendo dizer-se que “o luxo está cada vez mais na moda”. O enquadramento teórico deste trabalho pretende caracterizar o comportamento do consumidor de luxo, as marcas de luxo e a evolução do vestuário de luxo desde as grandes casas de moda até ao prêt-à-porter, numa análise contemporânea dos mercados. Neste contexto, o objectivo desta dissertação é estudar uma marca de vestuário de luxo, tendo-se escolhido a Just Cavalli. O estudo incide no comportamento de compra do consumidor da marca, nomeadamente entender o que o faz procurar em concreto essa marca e conhecer os seus desejos e expectativas em relação ao design de moda das peças apresentadas por Roberto Cavalli. Por outro lado, o estudo do design de moda das colecções Just Cavalli, bem como o seu posicionamento em Portugal face ao enquadramento mundial da marca, tem também um grande relevo neste trabalho. “Uma marca de Luxo é uma referência; o Luxo é uma das grandes indústrias do século XXI” (Lipovetsky, 2007)
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1668
Aparece nas colecções:FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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