Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1671
Título: A cor e a moda : a função da cor como suporte para o design de moda e personalidade dentro de um público jovem
Autor: Pina, Liliana Maria Gonçalves
Palavras-chave: Design de moda - Cor - Jovens
Moda - Cor - Jovens
Cor - Aspectos simbólicos
Moda - Cor - Consumidor
Cor - Aspectos psicosociais
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Ao longo da evolução do ser humano este sempre se auxiliou da cor para seu benefício nas mais diversas etapas. Explorar a relação cor/moda e cor/personalidade foi, desde o início, um dos principais motivos para a escolha de um tema para esta dissertação. Desde sempre o consumidor, necessitou de se vestir, desde sempre teve vontade de experimentar coisas novas, contrastes e harmonias onde o seu modo de ser e personalidade se poderiam inserir. Mas por vezes, e sendo o ser humano um ser vivo tão complexo, quando se trata da sua própria opinião, surge a necessidade de tentar perceber os porquês desta relação tão intrínseca, não só com a moda, mas também com a cor. Posto isto, esta dissertação teve como principal objectivo um estudo da cor em três fundamentos possíveis: a cor no seu ser e fenómeno, a cor numa abordagem ao consumidor e numa última análise teórica, a cor dentro dos parâmetros do design e da moda, bem como no design de moda. Desta forma procurou explicar-se os principais elementos do órgão visual bem como a percepção, estímulos e sensações que podem ser transmitidas ao ser humano. Foram também exploradas, a harmonia de algumas cores bem como os seus simbolismos e significados não só no mundo da moda, mas também no todo que nos rodeia. Falar das tendências de moda, dos elementos do design e da ligação destes com a cor, foi absolutamente relevante, para o posterior estudo realizado. O designer de moda é no seu quotidiano abordado pela cor, este utiliza-a de modos variados, brincado com a sua essência, adaptando-se às tendências, encontrando-se com o consumidor, que é, nos dias de hoje, cada vez mais diversificado e exigente, e por sua vez mais consumista. Para esta dissertação foi realizado um estudo empírico na base de um inquérito, dirigido a uma população jovem, onde se tentou perceber qual a relação dos inquiridos com a cor, a moda, o design do vestuário bem como a ligação que a personalidade de cada indivíduo estabelece com estes parâmetros.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1671
Aparece nas colecções:FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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