Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1680
Título: Moda nupcial : preferências de mercado e propostas customizadas
Autor: Andrade, Sara Cristina Simões de
Palavras-chave: Moda nupcial - Customização
Moda nupcial - Customização - Mercado
Design moda - Vestuário de noiva
Produtos customizados - Vestuário de noiva
Data de Defesa: Out-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente trabalho de investigação, Moda Nupcial: Preferências de Mercado e Propostas Customizadas, visa estudar as preferências das consumidoras relativamente à moda nupcial a usar na cerimónia de maior relevo na cultura ocidental: o casamento. Nesta cerimónia, indiscutivelmente, a figura de destaque é a noiva. O que se pretende neste estudo é a análise da oferta presente no mercado de moda nupcial feminina e também do que as consumidoras deste tipo de produto mais procuram, de modo a conseguir constituir um manual que possa ser consultado por todos os interessados neste tema. A evolução histórica da moda nupcial, e demais factores relacionados com a cerimónia, estão presentes neste trabalho. Os elementos de design do vestuário de noiva mais relevantes também são abordados, tais como os materiais, as formas, as cores, entre outros. As formas de comercialização, mais comuns neste tipo de vestuário, são aqui referidas. As lojas, as feiras, os ateliers de designer, ou a internet, são alguns dos meios abordados. Posteriormente, na parte experimental, deseja saber-se se existem factores que influenciam as escolhas das noivas, como a idade, a altura do dia e a estação em que estas casam. Pretende-se, também, preparar uma plataforma de trabalho, na qual se possam disponibilizar produtos de moda nupcial customizados. Utilizando ferramentas de simulação 3D, informação obtida através de inquéritos, bem como a revisão de literatura, aspira-se a criar uma proposta de uma página virtual, em que a consumidora de moda nupcial possa participar da criação, ao nível do design, de um vestido de noiva por ela customizado, de forma interactiva, podendo aceder à pré-visualização desse mesmo artigo, sem ter que o experimentar. Na conclusão deste trabalho, constata-se que a customização é uma possibilidade de mercado cada vez mais significativa, e um meio para optimizar a indústria da moda nupcial, no sentido de satisfazer as necessidades tanto do consumidor, como do empresário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1680
Aparece nas colecções:FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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