Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1710
Título: Branding cultural e comunicação de marcas de moda
Autor: Pimenta, Joana
Palavras-chave: Branding
Branding cultural
Moda - Comunicação - Marca
Moda - Comunicação - Consumidor
Marcas de moda
Data de Defesa: Out-2012
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O contexto desta dissertação é o mercado de moda portuguesa. Dando especial atenção à comunicação de marcas de moda portuguesas e como elas se dirigem ao consumidor português. Procuramos averiguar a notoriedade dessas mesmas marcas junto do consumidor em causa. E de que forma a disicplina do branding cultural ajuda na construção do diálogo entre marca e consumidor. Através de um estudo de caso sobre a marca de moda portuguesa Pelcor, descurtinamos as vantagens competitivas que o branding cultural traz no desenvolvimento da estratégia de comunicação da marca. No levantamento bibliográfico procuramos definir as disciplinas de branding cultural e comunicação, apoiando-nos principalmente nos teóricos e académicos: Gomez, Holt, McCracken, Kotler, Lindstrom, Caetano e Rasquilha. A metodologia que usamos é a pesquisa exploratória, que assume a forma de recolha bibliográfica e estudo de caso. Sendo que o resultado principal é uma proposta de estratégia de branding cultural para a marca Pelcor. Concluimos com este trabalho que a atenção à cultura nas estratégias de comunicação de uma marca dá-lhe a vantagem de conhecer e entender melhor o seu consumidor, propiciando mais facilmente a sua identificação com a marca. Para além, de que se revelou um tema relevante para a época de crise que vivemos no nosso país, abrindo portas para a descoberta de vantagens no desenvolvimento do mercado da moda nacional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1710
Aparece nas colecções:FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf1,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.