Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1778
Título: O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
Autor: Santos, Tânia Marlene Leal dos
Orientador: Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Palavras-chave: Segunda língua
Didáctica das Línguas
Bilinguismo
Língua portuguesa
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Neste Portugal do séc. XXI, a diversidade Linguística e Cultural constitui uma realidade à qual não nos podemos alhear. Assim, numa Escola povoada de tensões, de distinta natureza, o ensino do Português como língua não materna tem vindo a aumentar a ansiedade dos docentes, no âmbito do seu ensino/aprendizagem. Os nossos governantes têm tentado dar algumas respostas que parecem não corresponder às expectativas dos professores. Todavia, não podem estes últimos esperar que tudo lhes seja oferecido de ―mão beijada‖. Devem, pelo contrário, investigar e conhecer teorias e metodologias que suportem as práticas em contexto pedagógico, tendendo sempre à sua melhoria. O nosso estudo, que veio tentar dar respostas a estas questões tão actuais e pertinentes, encontra-se organizado do modo que passamos a apresentar: A primeira parte aponta para as considerações teóricas e subdivide-se em quatro capítulos. No primeiro é efectuada uma breve súmula sobre os conceitos de comunicação, linguagem e língua, uma vez que estamos perante palavras-chave que vão acompanhar todo o desenvolvimento deste trabalho. No segundo capítulo, fazemos uma breve resenha histórica sobre a didáctica das línguas e identificamos quais os domínios que a compõem. Podemos, assim, apercebermo-nos de todos as modificações sofridas ao longo dos tempos. O capítulo III é inteiramente dedicado à abordagem dos termos LM, L2 e LE, inclusive das suas diferenças conceptuais e Epistemológicas. Com este, tentamos deitar por terra algumas das dúvidas/lacunas que possam eventualmente existir na delineação de fronteiras entre os termos L2 e LE, pois, na realidade, temos tendência a classificá-los como termos completivos um do outro. O capítulo IV remete para uma análise exaustiva dos termos aquisição e aprendizagem e enunciamos as diferenças conceptuais entre os mesmos. No que concerne à aprendizagem, desenvolvemos um sub-capítulo onde expomos o papel que o professor deverá assumir em todo e qualquer processo de ensino/aprendizagem. Este capítulo é de extrema importância, pois nele abordamos um dos objectivos fulcrais do nosso estudo, que se prende com a identificação e respectiva explicitação dos modelos de ensino/aprendizagem aplicados ao Português Segunda Língua. Terminamos o capítulo em questão com uma abordagem à importância dos recursos materiais no processo de ensino/aprendizagem do Português Língua não Materna. Na segunda parte do trabalho é desenvolvido um projecto, que foi levado a cabo em algumas das Escolas do Concelho do Sabugal, cuja amostra é composta por 11 alunos, falantes de outras línguas, e respectivos professores de Português. Trata-se de uma amostra relativamente reduzida em temos quantitativos, mas, algo rica em termos qualitativos, uma vez que tivemos o prazer de colaborar com alunos de todos os níveis de ensino, oriundos de cinco países diferentes. No final, propomos uma nota conclusiva, onde dissertamos acerca das respostas encontradas aliadas ao interesse para actividades futuras e rematamos com a bibliografia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1778
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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