Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1793
Título: Na senda de uma verdadeira didáctica da literatura infantil: a "Fada Oriana" - de Sophia de Mello Breyner Andersen
Autor: Ranito, Ângela Patrícia Duarte Braçais
Palavras-chave: Sophia de Mello Breyner Andersen
Literatura infantil
Ensino básico
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Sendo o manual escolar entendido de algum modo, como uma forma de uniformização das mensagens educativas, cabe-nos, como docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico levar ao contexto pedagógico obras de potencial recepção infantil que o Plano Nacional de Leitura, veio legitimar. Após a construção de um corpo teórico sobre leitura e lugares da narrativa de recepção infantil, apresentamos uma proposta pedagógica que poderá ser levada à nossa sala de aula, para alunos do 4º ano de escolaridade, centradas na obra em estudo “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo o manual mediado as nossas práticas até bem recentemente, desenvolvemos um olhar crítico sobre dez manuais escolares e, posteriormente, tentámos desenvolver uma panóplia de actividades enquadradas na obra supracitada, cujo perfil se desviou do modo como os textos têm sido explorados até aqui.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1793
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ângela Ranito.pdf4,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.