Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1796
Título: O papel do oral no ensino do português: língua materna e do espanhol - língua estrangeira
Autor: Lopes, Sandra da Cruz
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Palavras-chave: Oralidade
Língua materna
Língua portuguesa
Língua espanhola
Língua estrangeira
Manual no ensino
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e No Ensino Secundário e do Espanhol Nos Ensinos Básicos e Secundário, pretendemos, neste trabalho, reflectir sobre diversas questões relacionadas com a prática pedagógica do Português, língua materna e do Espanhol, língua estrangeira. Numa primeira parte far-se-á uma breve reflexão sobre a importância do portfólio na supervisão pedagógica, salientando-se os objectivos, aplicação, vantagens e limitações. Num segundo momento, proceder-se-á à análise detalhada de dois manuais de 7º ano de escolaridade (um de Português, Língua Materna e outro de Espanhol, Língua Estrangeira). Neste âmbito, será feita uma análise comparativa, tendo em conta a competência da oralidade, ou seja, será analisada a forma como a oralidade está presente, ou não, nos mesmos manuais. Esta análise terá sempre uma base teórica, essencial para um trabalho deste teor. Além da análise comparativa e da reflexão sobre o papel desta competência nos manuais em questão, serão propostas e descritas algumas actividades que podem ser postas em prática nas aulas de Língua Portuguesa e nas de Espanhol. A segunda parte desta tese será dedicada ao estágio e à minha prática pedagógica. Nesta constam todos os documentos relativos ao estágio, como a caracterização da escola, planificações, planos de aula, reflexões, relatórios, materiais, instrumentos de avaliação e toda a documentação relacionada com as aulas assistidas. Com este trabalho, pretende-se, essencialmente, alertar para a necessidade de serem trabalhadas todas as competências de uma forma igualitária na sala de aula, sendo este passo essencial para que os nossos alunos possam aprender, na plenitude, a sua língua materna e a língua estrangeira aqui em questão, o espanhol.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1796
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO TESE DE MESTRADO.pdf4,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.