Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1811
Título: Motivação para a leitura: a implementação do programa nacional de ensino do português e a promoção de novos leitores no agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor
Autor: Pina, Maria Emília Santos
Palavras-chave: Leitura em voz alta
Promoção da leitura
Leitura -- Ensino-aprendizagem
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Devido à importância que a leitura tem assumido nos últimos anos, surgiu um grande número de trabalhos sobre esta temática. A sua importância prende-se não só com a educação e a resolução de problemas diários, mas também com a saúde mental do ser humano. Por ela ser tão importante, necessária e insubstituível a nossa preocupação com os aspectos metodológicos e metodológico-didácticos do seu processo de ensino/aprendizagem. O bom desempenho de leitura favorece o desenvolvimento cognitivo, permite construir ideias próprias, desenvolve o espírito crítico e por sua vez estas competências proporcionam maior facilidade na aprendizagem dos conteúdos escolares. Ler, acto fundamental para o desenvolvimento cognitivo, deve ser estimulado o mais precocemente possível daí a nossa grande preocupação. Queremos alunos com bons desempenhos e com gosto pela leitura e isso é possível. Assim, neste estudo abordam-se estratégias para motivar os alunos para a leitura através de uma actividade construtiva do ponto de vista didáctico: os Círculos de Leitura. Este estudo veio corroborar as nossas ideias, que o gosto pela leitura e o prazer de ler está intimamente relacionado com os percursos de aprendizagem que desenhamos e desenvolvemos e com o tipo de livros que elegemos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1811
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação de Emília Pina.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.