Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1812
Título: Escrita, Consciência Linguística e Ortografia: uma complexidade de conceitos
Autor: Mendes, Maria Teresinha Esteves
Palavras-chave: Escrita
Erro ortográfico
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Vivemos, actualmente, uma fase de mudanças no sistema educativo, assentes numa reforma curricular centrada no ensino/aprendizagem por competências e na gestão flexível do currículo. Neste âmbito, a disciplina de Português, pelo seu carácter transversal, assume particular relevo no desenvolvimento das competências da compreensão da leitura e da produção escrita, contribuindo assim para o sucesso escolar e inserção socioprofissional dos alunos. A centralização deste estudo na escrita deve-se ao facto de ela ser essencial para o uso das várias funcionalidades da língua. No que respeita ao ensino-aprendizagem da escrita é necessário que os nossos alunos adquiram uma consciência linguística, que se deseja metalinguística. Contudo, para que se consigam resultados mais relevantes tem de haver uma mudança real de práticas e dar-se lugar ao ensino individualizado, diferenciado e reflexivo, pois, perante uma escola de grande heterogeneidade cultural e social, o sucesso educativo está dependente de professores que saibam adaptar o ensino à nova realidade da sala de aula, assim como reflectir e desenvolver essa capacidade nos seus alunos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1812
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teresinha Mendes - Escrita, consciência e ortografia.pdf15,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.