Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1813
Título: A planificação do processo de escrita: da progressão à revisão
Autor: Camelo, Filomena da Conceição Nascimento Pinheiro
Palavras-chave: Plano Nacional do Ensino do Ensino do Português
Modelos de escrita
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Universidade da Beira interior
Resumo: O presente estudo enquadra-se na Planificação do processo da escrita entendendo-se desde que esta produz progressão até à revisão A tarefa de produção de um texto e a respectiva planificação, solicitada a alunos de 4ºano de escolaridade, em contexto sala de aula, foi o meio utilizado para a prossecução do nosso objectivo. Centrámos o nosso estudo nos alunos como produtores de texto e posterior análise de utilização de nomes próprios, comuns e colectivos, adjectivos, título e conclusão, verificação de erros (lapsos) e utilização de conectores. A escrita foi percepcionada como processo, contrariamente à visão redutora do produto. Neste âmbito, cremos que os alunos não podem ser bons escreventes copiando modelos da chamada “ boa escrita” pois cada aluno é diferente do outro, para quem a aprendizagem do processo exige uma sistemática resolução de problemas. O Ciclo de Escrita evidenciado nos trabalhos de Luís Barbeiro e nas brochuras do Plano Nacional do Ensino do Português (PNEP) trouxeram-nos a consciência de que cada sub-processo deverá ser desenvolvido no âmbito de estratégias/ actividades diversificadas e atractivas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1813
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL Filomena Camelo.pdf978,29 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS.pdfAnexos14,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.