Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1815
Título: A escrita escolar no 1º ciclo do ensino básico : da reflexão metalinguística às estratégias metacognitivas
Autor: Ferreira, Graça Maria Gomes Loureiro
Palavras-chave: Ortografia
Metacognição
Escrita - Aprendizagem
Erro ortográfico
Data de Defesa: Out-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O trabalho de investigação que apresentamos emergiu de uma inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica: a de saber o motivo pelo qual os alunos, ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, escrevem com tanta incorrecção ortográfica. É nossa intenção perceber quais são os erros mais frequentes na escrita da população-alvo do nosso estudo, as causas que poderão estar subjacentes a esse problema e procurar estratégias e meios de actuação pedagógico-didácticos que possam contribuir para ultrapassar esta situação. Como forma de operacionalizar o problema desta pesquisa foi realizado um estudo empírico o qual se baseou na análise de erros constantes em diversos trabalhos escolares propostos a um grupo de crianças de 1º ciclo com deficiências ortográficas a nível da produção escrita. Palavras-chave:
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1815
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado Final - PDF - Graça Ferreira.pdf9,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.