Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1822
Título: O ensino da língua estrangeira numa perspectiva prática da oralidade
Autor: Gonçalves, Célia Maria Salvado Salsinha
Palavras-chave: Língua estrangeira
Compreensão oral
Aquisição de linguagem
Data de Defesa: Mai-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Este trabalho resulta de, ao longo da nossa experiência como docente, termos verificado que, nas aulas de Língua Estrangeira, os alunos demonstram muita dificuldade em exprimir-se oralmente, chegando, por vezes, a negar-se a falar. Esta situação é, precisamente, o inverso do que deve acontecer. Assim, foi nosso propósito, neste estudo, encontrar caminhos que levassem a que a oralidade em LE fosse uma actividade quotidiana e de per se, como algo natural e fundamental, na prática da sala de aula. Fazendo um percurso pelas várias correntes e teorias da aprendizagem das línguas estrangeiras, procurámos estratégias que pudessem proporcionar a aquisição e aprendizagem de uma LE através da oralidade, sobretudo nos níveis de iniciação. Apresentamos algumas reflexões e propostas de tarefas comunicativas que propõem actividades pedagógicas que os alunos serão capazes de realizar, ainda que não tenham quaisquer conhecimentos linguísticos. Nesta sequência, analisámos alguns documentos orientadores do Ensino das Línguas Estrangeiras em vigor em Portugal, para ver até que ponto seria possível colocar em prática um ensino das LE através das tarefas comunicativas orais nas nossas escolas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1822
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Ensino da Língua Estrangeira numa Perspectiva Prática da Oralidade.pdf2,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.