Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1825
Título: Crianças surdas educadas como ouvintes: os lugares da(s) narrativa(s) de recepção infantil
Autor: Afonso, Maria Manuela Baptista
Palavras-chave: Crianças surdas
Desenvolvimento da linguagem
Pedagogia especial
Aquisição da linguagem
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: O presente trabalho surgiu da vontade de aprofundar e actualizar conhecimentos que nos permitam uma prática educativa cada dia mais apurada, que leve a um maior sucesso escolar das crianças surdas educadas como ouvintes, no desenvolvimento da linguagem, aquisição da Língua Portuguesa como língua natural, de educação, e entrada no mundo da literacia. Partindo do facto de que construímos conceitos e valores a partir do que visualizamos e pela aquisição da linguagem, com base no desenvolvimento cognitivo e suporte das aprendizagens da leitura e da escrita, urge adequar e diversificar as estratégias e metodologias de aprendizagens, criando actividades que tenham em conta as experiências vivenciadas pelas crianças, atendendo às suas necessidades e interesses. Neste contexto, a Literatura Infantil e as novas tecnologias, pelas suas características motivadoras, pelo seu suporte imagético, interactivo, bimodal, afiguram-se-nos como um suporte adequado à definição de conceitos e valores (abstractos), desenvolvimento cognitivo e compreensão do mundo numa perspectiva actual. Assim, através da construção de uma unidade didáctica de carácter transversal nas diferentes áreas de estudo, propomo-nos desenvolver uma narrativa infantil cujo propósito é abrir janelas para o mundo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1825
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.