Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1826
Título: Manual: leitura(s) caleidoscópica(s) e subsídios para o cânone escolar literário
Autor: Coelho, Luísa Isabel Carvalho Leitão Gomes
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Palavras-chave: Compreensão de leitura
Literacia de leitura
Manuais escolares
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: As investigações realizadas no âmbito da leitura, nas últimas décadas, evidenciam a importância que esta competência tem na vida de todo e qualquer cidadão, e da sua influência no percurso escolar e profissional. No que se refere especificamente à compreensão na leitura, acreditamos que é fundamental trabalhar a capacidade de extrair informação relevante dos textos, para que esta se converta num importante instrumento de aprendizagem transversal e não se reduza a uma mera actividade escolar, destituída de objectivos transdisciplinares e extra-escolares. Apesar dos esforços levados a cabo por todos os profissionais em/da educação, a realidade portuguesa tem revelado graves problemas em cujos indicadores provenientes de estudos nacionais e internacionais indiciam graves problemas em literacia, situando Portugal na cauda dos países da OCDE. Que motivos estarão na origem destes resultados? De certo, muitos. E cabe à Escola proceder a uma reflexão profunda. Por ser o objecto mais usado na sala de aula, o manual transforma-se em recurso didáctico nuclear, seduzindo professores e alunos e afastando os seus antecessores, os livros, para a escuridão e o esquecimento. Pretendemos focalizar a nossa atenção neste instrumento pedagógico, esperando contribuir para uma reflexão dos modos de leitura que ele legitima, atribuindo-se um papel regulador, no que se refere à aquisição e desenvolvimento de competências de compreensão na leitura. A análise dos dados recolhidos, permitiu-nos constatar que a competência leitora não é devidamente explorada no manual, e que este não promove a leitura, nem permite ao aluno aceder às inferências pragmáticas e principalmente criativas, que lhe possibilitem confrontar o texto com a visão que tem do mundo, construindo assim o significado daquilo que lê.
Les recherches réalisées sur la lecture, dans les dernières décennies, montrent la valeur que cette compétence a dans la vie de tous les citoyens et de son influence sur le parcourt scolaire et professionnel. Ce qui concerne spécifiquement la compréhension en lecture, nous croyons qu’il est important de travailler la capacité d’extraire de l’information pertinente des textes, pour que celle-ci devienne un important instrument d’apprentissage transversal et ne se réduise pas a une simples activité scolaire, sans objectifs transdisciplinaires et extrascolaires. Malgré les efforts opérés par tous les professionnels en/de l’éducation, la réalité portugaise a révélé, à travers d’études nationales et internationales, de graves problèmes en littéracie situant Portugal dans les derniers rangs des pays de l’OCDE. Quelles raisons sont à l’origine de ces résultats? Par certes, plusieurs. Puisqu’il est l’objet plus utilisé en cours, le manuel scolaire devient une ressource didactique nucléaire, séduisant professeur et élèves et renvoyant ses ancêtres, les livres, vers l’obscurité et l’oubli. Nous prétendons focaliser notre attention sur cet instrument pédagogique, en souhaitant contribuer à une réflexion sur les moyens de lecture qu’il légitime, en s’attribuant un rôle régulateur, dans ce qui concerne l’acquisition et le développement de compétences de compréhension en lecture. L’analyse des données recueillies, nous a permis de constater que la compétence en lecture n’est pas correctement exploitée dans le manuel, et que celui-ci ne développe pas la lecture, ni permet à l’élève d’accéder aux inférences pragmatiques et principalement créatives, qui lui permet de confronter le texte avec la vision qu’il a du monde, construisant ainsi la signification de ce qu’il lit dans les textes.
Investigations regarding reading activity in the last decades show the importance that this expertise has in the life of every citizen, and its influence on educational and professional background. With regard specifically to reading comprehension, we believe it is vital to work the ability to extract relevant information from texts, so that this becomes an important transversal tool for learning and not reduced to a mere school activity, devoid of trans-disciplinary and extracurricular objectives. Despite of the efforts made by all professionals in/of education, national and international studies have revealed some serious literacy problems in the Portuguese reality, placing Portugal at the tail of the OCDE countries. What reasons are the causes of these results? Indeed many. Being the most commonly object used in the classroom, the school manual becomes a nuclear teaching resource, enticing teachers and students away from their predecessors, and the books into darkness and oblivion. We intend to focus our attention on this teaching tool, hoping to help a reflection of the ways of reading that it legitimizes, assigning it a regulatory role, what concerns the acquisition and development of competencies in reading comprehension. The analysis of collected data allowed us to see that reading competence is not properly explored in the manual and it does not promote reading, nor allows the student to access to pragmatic inferences, especially creative ones, that enables him to confront the text with the vision that he has from the world, and so building the meaning of what they read in texts.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1826
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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