Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1828
Título: O processo de escrita: estratégias de mecanismos auto-correctivos em contexto escolar
Autor: Raposo, Olga Maria Fernandes
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Palavras-chave: Escrita - Aprendizagem
Erro ortográfico
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Universidade da beira Interior
Resumo: O termo “erro ortográfico” evoluiu nos últimos anos, deixando de ser encarado como uma falha e assumindo uma grande importância no processo de ensinoaprendizagem. Sendo a escola um local privilegiado, compete à disciplina de Língua Portuguesa desenvolver e aperfeiçoar as competências dos alunos. Verificámos que o lapso (erro ortográfico) é importante para a evolução do aluno, cabendo ao professor proporcionar momentos para a superação do erro, orientando o aluno na construção do seu saber. Num trabalho desenvolvido na sala de aula, pretendemos demonstrar se existe progressão, ou não, ao nível do lapso (erro ortográfico). Para o efeito, seleccionámos dois grupos de turma, sendo um do terceiro ano de escolaridade e o outro do final do primeiro ciclo do ensino básico. A análise de dados baseou-se sobre a interpretação dos erros evidenciados nas produções escritas. No decorrer da dissertação, pretendemos ainda validar a importância do ciclo de escrita no contexto pedagógico, de modo a que os professores possam tomar consciência da importância desta visão como processo faseado, que exige um ensino explícito, onde os alunos possam ser construtores do saber.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1828
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Processo de Escrita Estratégias de mecanismos auto-correctiv.pdf25,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.