Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/1856
Título: A aprendizagem das funções por alunos discalcúlicos
Autor: Pimenta, Corália Maria Santos
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Ensino da matemática
Data de Defesa: Out-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: As dificuldades que os jovens manifestam na utilização de noções de Matemática deverão ser, por parte de todas as nações, um motivo de maior preocupação e investimento, na medida em que a Matemática está fortemente ligada à prosperidade de cada país. Essas dificuldades podem condicionar o futuro dos jovens, havendo maior probabilidade de situações de depressão e menor capacidade financeira (Butterworth, 2010). Reeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da actual sociedade, face às inúmeras capacidades que se poderão desenvolver com a utilização da Matemática. No âmbito deste trabalho, foi efectuado um estudo de caso visando identificar e compreender as dificuldades que experimenta uma aluna discalcúlica, que frequenta o sétimo ano de escolaridade pela primeira vez, quando aprende conceitos específicos das Funções, através da aplicação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB), mediante uma intervenção educativa atempada com a implementação de estratégias específicas redefinidas consoante as dificuldades manifestadas pela aluna. No sentido de dar resposta ao problema supracitado utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. A aluna evoluiu na aprendizagem de conceitos específicos relacionados com as Funções, tendo também alterado a sua postura face às dificuldades que sente na compreensão e utilização de noções de Matemática. Evidenciou, sobretudo, melhor compreensão, seriação dos dados enunciados e flexibilidade na utilização de conceitos e linguagem simbólica, para além de um ritmo de trabalho mais ajustado ao seu grupo de pares. Destaca-se também o progresso observado ao nível da auto-estima, o qual se reflectiu numa atitude de maior empenho e persistência na execução das tarefas implementadas e na auto-exposição em contexto turma.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/1856
Aparece nas colecções:FC - DM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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