Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2112
Título: Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas
Autor: Silva, Maria da Conceição Lopes da Cruz e
Palavras-chave: Ensino estruturado
Aluno com perturbações do espectro do autismo UEEA
Data de Defesa: Out-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: Procurando fazer com que os alunos com Necessidades Educativas Especiais, (NEE) mais propriamente crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) adquiram e desenvolvam todas as potencialidades que a leitura e a escrita oferecem, torna-se importante investigar as causas que norteiam as dificuldades na sua aquisição. A presente dissertação pretende fazer o estudo acerca da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com PEA, aplicando vários métodos de leitura e escrita. É um trabalho desafiante e moroso, exige paciência, determinação e criatividade. Cada criança é diferente e aprende de maneira diferente, é o professor que através de uma pedagogia diferenciada, dum ensino individualizado, valorizando os seus “pequenos” progressos e conquistas do seu dia-a-dia, estará deste modo a contribuir para a criança ultrapassar as suas dificuldades. Vale a pena o esforço, é muito gratificante quando, sem se esperar, a criança reage e olha o mundo ao seu redor evoluindo ao seu ritmo nas suas aprendizagens. Pretende-se que a dissertação apresentada não seja apenas um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente, pois a nossa prática exige uma escola em permanente mutação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2112
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