Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2114
Título: O desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças com dislexia
Autor: Oliveira, Alcina Maria Pires Freixinho
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Dislexia
Data de Defesa: Out-2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A leitura e a escrita são duas competências adquiridas que estão na base da aprendizagem e servem de ferramenta às restantes áreas e ao desenvolvimento da criança em todas as vertentes. O seu ensino poderá ser distinto, utilizando diferentes métodos, baseados em modelos dissemelhantes, consoante aquele que parecer mais adequado aos alunos em questão. No entanto, existem factores extrínsecos e intrínsecos que influenciam a aprendizagem destas competências. Quando o sujeito manifesta dificuldades nestas duas áreas poderá sentir embaraços que irão reflectir-se, não só na vida escolar, quando criança, mas também na vida social, pessoal e profissional, quando adulto. Contudo, as dificuldades na leitura e na escrita, quando dizem respeito à dislexia, apesar de não terem solução, podem ser atenuadas, minorando os seus efeitos ao longo da vida. A realização de um diagnóstico atempado, seguido da avaliação torna possível uma intervenção que possibilitará que as restrições e limitações sentidas se debilitem levando a criança a obter sucesso. A dislexia tem sido, ao longo dos tempos, um tema bastante debatido que não reúne consenso entre os estudiosos quer no que respeita à patologia em si, quer no que se refere às suas causas, aos seus tipos, às suas manifestações e às formas de intervir. No entanto, a hipótese de a dislexia estar associada a um défice fonológico originado por um desfasamento do funcionamento do cérebro parece ser a ideia mais apoiada. Assim sendo, a utilização de estratégias diversificadas que estimulem a consciência fonológica poderão ser uma mais-valia no processo de ensino/aprendizagem da leitura. Existem inúmeros autores que apresentam diferentes estratégias, métodos e técnicas de intervenção reeducativa. A utilização de uns ou de outros irá diferir consoante o tipo de dislexia apresentada pela criança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2114
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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