Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2117
Título: Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
Autor: Santos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz
Orientador: Sardinha, Maria da Graça
Palavras-chave: Compreensão leitora
Dislexia
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A pesquisa teve como objectivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintáctica, sobre o desenvolvimento da competência leitora. Esperávamos que as crianças com níveis académicos mais elevados apresentassem desempenho superior na competência da leitura. Participaram da pesquisa, no 1º CEB 19 alunos do 1º ano e 8 do 4º; no 2º CEB participaram 23 alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”. Os instrumentos utilizados foram aplicados no final do ano escolar. Estes instrumentos de avaliação visavam avaliar a velocidade de leitura por palavras isoladas (2º ano) e em leitura silenciosa de texto (4º e 6º anos), avaliar a compreensão leitora (4º e 6º anos). A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre a competência de leitura e o desempenho académico final dos alunos no 1º e 4º anos e mostrou correlações positivas no 6º ano entre competência de leitura e os níveis da disciplina de Língua Portuguesa. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da leitura nos anos escolares iniciais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2117
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese3_final1.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.