Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/2119
Título: Formar leitores: o elogio de um modelo
Autor: Ferrinho, Maria Filomena Rodrigues Alves
Palavras-chave: Aprendizagem de leitura
Compreensão leitora
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade da Beira Interior
Resumo: A presente investigação tem como objectivo primeiro saber que competências leitoras têm os nossos alunos e, consequentemente, aprofundar estudos acerca do(s) lugares da leitura, uma vez que estes têm evoluído ao longo dos tempos. Dos aspectos relativos à superfície do texto, passou-se para uma perspectiva de leitura onde o leitor tem um papel fundamental ao interagir com este. Sem o leitor, o texto poderá permanecer uma mensagem inerte e sem sentido, cuja vida jamais ganhará. Investigações várias tanto nacionais como internacionais, vêm demonstrando que os alunos fracos em leitura não conseguem inserir-se na vida activa e fazer parte da sociedade a que pertencem. Ser um leitor pouco competente significa não fazer parte do mundo de hoje. O nosso trabalho, para além de apresentar uma síntese acerca dos conceitos de leitura e aprendizagem desta, apresenta resultados com os alunos da nossa escola, interpreta-os e propõe estratégias que, em nosso entender, num trabalho mais alargado no tempo, poderão, indiscutivelmente, conduzir a bons resultados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/2119
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FORMAR LEITORES - O Elogio de um Modelo.pdf796,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.